Professor denuncia esquemas fraudulentos em cursinhos pelo Brasil

O Doutor em letras Pablo Jamilk já recebeu ameaças por conta do tema

Os primeiros meses do ano são repletos de provas e vestibulares, como ENEM, FUVEST e concursos públicos. 

Para alcançar essas vagas, muitos estudantes buscam o auxílio de cursinhos preparatórios, mas será que essas escolas ou cursos são realmente 100% confiáveis e transparentes com os alunos?

O doutor em letras Pablo Jamilk, que durante muitos anos trabalhou nos principais cursos preparatórios para concursos públicos e vestibulares do país, conta que a história é um pouco diferente do que se mostra.

Pablo, denuncia que há muita falcatrua por parte dos donos das escolas que enganam diversos alunos, com promessas de concursos que nunca sairão ou com modalidades de estudo que mais prejudicam do que beneficiam.

Como em todas as empresas, existem os períodos de vacas magras e vacas gordas, com isso muitos diretores criam notícias falsas sobre editais de concursos que serão lançados em “breve” e vendem cursos preparatórios para essas provas. 

Mas a realidade é que esses cursos nunca irão acontecer. Outro ponto de destaque é a forma como muitos preparatórios anunciam os “primeiros lugares”, algo muito comum em cursos para vestibulares. “Se o aluno fez meramente um ‘cadastro’ em algum site ou participou de uma revisão, já é contabilizado como aluno efetivo da instituição e não lê a letra miúda, que o faz ceder sua imagem para a divulgação”.

Também é comum observar a prática de “compra do primeiro lugar”: o cidadão recebe uma quantia em dinheiro para dizer que estudou na escola X ou Y. Isso já gerou, em uma cidade bastante icônica, uma divulgação do mesmo candidato aprovado em primeiro lugar pertencente a 3 preparatórios distintos.

Visando esclarecer todas essas práticas, o professor Pablo fez uma série de vídeos em seu canal no Youtube contando “A verdade Nua e Crua”, sobre os cursinhos e exames aplicados no Brasil. 

Link para a lista de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=rJ7kWiyGQlU&list=PL26tq1vRc_YNWxqKAv2EnmNpX1Vs6l6qB