Diário Carioca Google News

projeto-de-lei-que-incentiva-a-participacao-da-mulher-na-politica-foi-aprovado-no-rio

O veto do governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PSC), ao Projeto de Lei 1525/2019 que institui o Programa Mulheres na Política no estado do Rio foi derrubado na última quarta-feira (9) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O objetivo do PL é incentivar a participação feminina na atividade política e ampliar o número de mulheres nos espaços de poder e decisão.

A deputada estadual Mônica Francisco (PSOL), autora do projeto, lembrou que o Brasil tem uma sub-representação das mulheres nos espaços de decisão. Segundo ela, na Câmara Federal são 10% de mulheres e na Alerj são 13 deputadas num universo de 70 parlamentares.

“Formulamos política pública a partir de nossa realidade material, como a garantia de vagas nas creches, luta pela ampliação da licença-maternidade e paternidade, luta pelo fim da violência policial e por um transporte público seguro. Para além de formular políticas públicas específicas, debatemos orçamento a partir de questões de gênero e raça e atuamos para todes”, afirmou a parlamentar.

Leia mais: PL sobre programa de proteção de defensores de direitos humanos é aprovado no Rio

O texto da proposição prevê, entre outras ações, a elaboração e distribuição de material informativo sobre os meios de participação na atividade política, os procedimentos para filiação em partido político e demais informações essenciais a respeito do tema e instituição de calendário permanente de campanhas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. A lei deve ser publicada na próxima semana.


 

Edição: Jaqueline Deister


Newsletter

Mais Noticias

mst-doa-10-toneladas-de-alimentos-para-o-combate-a-fome-no-para

MST doa 10 toneladas de alimentos para o combate à fome no Pará

Neste sábado (24), além das ações articuladas pelo # ForaBolsonaro , o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizou a doação de 10 toneladas de alimentos da agricultura familiar para quem enfrenta a fome. Os alimentos foram obtidos em acampamentos e assentamentos do MST no estado do Pará, como o Assentamento Abril Vermelho, em […]

Brasil de Fato

Agência Brasil de Fato traz notícias do Brasil e do mundo, a partir de uma visão popular. Notícias, entrevistas e artigos de opinião