Saúde

Para autora da proposta, centralização dos pagamentos na Caixa dificultou o acesso das pessoas ao dinheiro

04/06/2020 – 19:40  

Divulgação/Prefeitura de Caruaru-PE

Saúde - doenças - coronavírus Covid-19 epidemia pandemia prevenção aglomerações contágio contaminação auxílio emergencial renda desemprego crise economia benefícios CEF renda (Guardas municipais de Caruaru-PE controla filas em frente a agência da Caixa Econômica para evitar aglomeração; marcas na fila)

Projeto pretende acabar com as filas e reduzir o risco de contágio na hora de sacar o benefício

O Projeto de Lei 3047/20 determina que o Poder Executivo estabelecerá parcerias com bancos para possibilitar o saque do auxílio emergencial de R$ 600 pelo beneficiário em diversas localidades. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta é de autoria da deputada Rejane Dias (PT-PI) e altera a Lei 13.982/20, que criou o programa de pagamento do auxílio emergencial em decorrência da pandemia de Covid-19. A lei prevê que o benefício será depositado em conta do tipo poupança social digital, que á operacionalizada pela Caixa Econômica Federal.

A deputada afirma que a centralização dos pagamentos na Caixa dificultou o acesso das pessoas ao auxílio. “Essa situação tem gerado enormes filas e exposto os cidadãos ao intenso risco de contágio, o que pode agravar ainda mais a emergência de saúde pública pela qual passamos”, disse Dias.

Como saída, ela propõe que o governo firme acordo com diversos bancos brasileiros, aumentando a rede disponível para o cidadão acessar o benefício.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem – Janary Júnior

Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’.


Sua opinião sobre: PL 3047/2020