" data-loading-strategy="prefer-viewability-over-views" json='{"targeting":{"slug":"proposta-no-senado-preve-socorro-financeiro-a-pessoas-e-empresas-com-dividas-com-a-uniao","category":["politica"],"ID":10079676}}' data-multi-size='970x250,336x280,320x100,300x600,728x90,970x90' data-multi-size-validation='false'>

O Projeto de lei 4045/2020, em tramitação no Senado, prevê a criação de um programa para que empresas e pessoas físicas regularizem dívidas junto à União. Pela proposta, será criado o Programa de Regularização de Dívidas com a União (Prex-Brasil), que vai ser gerenciado pela Secretaria da Receita Federal, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e pela Procuradoria-Geral da União. 

O autor da proposta, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), justifica a medida por conta da pandemia da Covid-19, que gerou forte endividamento na população e no setor produtivo brasileiros. A iniciativa contempla os débitos vencidos até 31 de julho de 2020, tributários ou não, inclusive originários de parcelamentos ativos ou rescindidos. 

Para o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), a população do País e o Poder Público brasileiro devem continuar enfrentando dificuldades financeiras decorrentes da pandemia até o próximo ano. 

“Eu acredito que até o final do ano e em 2021, o país ainda vai enfrentar uma situação muito complicada e muito instável. Deve haver um empobrecimento generalizado, com empresas em dificuldade e até mesmo quebrando”, avaliou o parlamentar.

Entre outras regras, a proposta em tramitação no Senado determina que quem aderir ao Prex-Brasil começará a pagar os débitos com a União em 30 de dezembro deste ano. Quem pagar a dívida à vista terá mais vantagens, como redução de 90% das multas de mora e de ofício. Quanto maior parcelamento, menor serão as vantagens para o devedor. 

Marcelo Lucas, advogado tributarista, acredita que a proposta de criação do Prex Brasil é importante, mas ressalta que é fundamental que o Poder Público crie mecanismos para que a iniciativa privada consiga manter os empregos. “Eu entendo que o governo tem que criar outros mecanismos para facilitar a manutenção de empresas que passem por dificuldades. O país necessita de empregos”, destacou.

Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste têm diretrizes definidas por meio de resolução

Site deve ajudar na fiscalização de gastos da União com ações de enfrentamento à Covid-19

Arrecadação

Nos sete primeiros meses do ano, a arrecadação de impostos pelo governo federal apresentou retração de 15,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando cerca de R$ 782 bilhões. Outro ponto da proposta apresentada no Senado estabelece os devedores possam pagar as dívidas junto à União com créditos de precatórios, próprios ou de terceiros. 

Newsletter

" data-loading-strategy="prefer-viewability-over-views" json='{"targeting":{"slug":"proposta-no-senado-preve-socorro-financeiro-a-pessoas-e-empresas-com-dividas-com-a-uniao","category":["politica"],"ID":10079676}}' data-multi-size='970x250,336x280,320x100,300x600,728x90,970x90' data-multi-size-validation='false'>

Mais Noticias

Seleção masculina vence Alemanha e segue líder na Liga das Nações

Na tarde desta terça-feira (22), a seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Alemanha por 3 sets a 0 (25/21, 25/21 e 25/23), em Rimini, na Itália. Com o resultado, o Brasil segue na primeira colocação. São 38 pontos (13 vitórias e uma derrota). A Polônia é a segunda colocada, com 36 pontos e 12 resultados positivos. Os […]

Redação do Diário Carioca

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo