Qual a disponibilidade das "xepas" de vacinas pelo Brasil? Confira por cidades

Diversas cidades pelo país têm organizado o que passou a ser chamado como “xepa” das vacinas contra a covid – 19 . Assim, pessoas de fora dos grupos priorários recebem doses remanescentes nos postos de saúde como forma de evitar o desperdício. A estratégia foi autorizada pelo Ministério da Saúde.

Mesmo com aval do governo federal, responsável pela gestão das doses que sobram a cada dia é dos municípios. Em maio, o Brasil de Fato divulgou as principais cidades brasileiras ainda adotavam critérios específicos para escolher as pessoas que tomariam como últimas vacinas do dia.

Saiba mais: “Xepa” da vacina: como se candidatar para as doses que sobram nos postos de saúde

Prazo de validade

A maioria dos frascos de vacinas têm 10 doses. Os imunizantes não podem ser guardados depois de estabelecida, sob risco de perderem uma validação. Especificamente, cada vacina possui um tempo de validade depois de aberta.

Os imunizantes da Pfizer podem ser conservados por até 6 horas depois de aberta. Já as doses da CoronaVac suportam 8 horas e as da AstraZeneca por 48 horas.

Leia também: Ação de solidariedade a Cuba já arrecadou mais de R $ 200 mil para produção de vacinas

Capital paulista

Nesta quinta-feira (17 ), a Prefeitura de São Paulo informou que todas as pessoas acima dos 17 anos devem se inscrever para retirar uma “xepa de imunização”. No entanto, uma habilitação para receber as doses é feita indo às unidades de saúde no início do dia e se inscrevendo na lista de espera.

Interior paulista

L evantamento feito pela TV Globo aponta que a xepa da vacina também está ocorrendo nas seguintes cidades do interior paulista:

– Diadema;

– Ferraz de Vasconcelos;

– Francisco Morato;

– Franco da Rocha;

– Mauá;

– Mogi das Cruzes;

– Osasco;

– Poá;

– São Lourenço da Serra.

Cada cidade tem um critério próprio para distribuir essas doses remanescentes. Para verificar as orientações específicas de seu município, busque o site da secretaria municipal de Saúde ou nas Unidades Básicas de Saúde, preferencialmente por telefone.

Belo Horizonte

Na capital mineira, são selecionados para a “xepa” apenas como pessoas da próxima faixa etária elegível para tomar a vacina. Para fazer o cadastro, basta acessar o calendário de vacinação no site da prefeitura e clicar no link para cadastro. No final do dia, os profissionais dos postos ligam para pessoas cadastradas e avisam que irão em suas residências aplicar a vacina.

Porto Alegre

Uma capital gaúcha oferece um “xepa” apenas para gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades (mas com indicação médica); pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais e pessoas com deficiência permanente com 59 anos ou mais. A vacinação de Porto Alegre não tem lista de espera ou possibilidade de pré-cadastro.

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, estão elegíveis para receber como doses remanescentes as pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; com Síndrome de Down; gestantes e puérperas com comorbidades; trabalhadores da saúde e guardas municipais emitidos nas ações de combate à cobertura – 19; todos dos 18 aos 59 anos.

A Prefeitura do Rio não recomendada que as pessoas de fora dos grupos prioritários se aglomerem nas portas das unidades em busca da chamada “xepa”.

Saiba mais: No Rio, “xepa” da vacina não está aberta para toda a população

Outras cidades

Para verificar a possibilidade de receber a vacina da xepa na sua cidade, entre em contato com a secretaria municipal de Saúde, com os postos e unidades de saúde ou com outros canais de contato da prefeitura.

Edição: Daniel Lamir