Quando a magia traz o passado de volta

Elas têm uma vida dura, ou para muitos, uma vida muito fácil, esquecendo-se, porém, de que entregar seus corpos para qualquer um em troca de algumas moedas é bem difícil. Mas o que mais chama atenção em Veneza, filme de Miguel Falabella, baseado na peça teatral Venecia, de Jorge Accame,  é que as ditas mulheres de vida fácil não perderam a capacidade de sonhar. Sonhar com um futuro melhor apesar de tudo e sempre com ele: o amor, sentimento que move o mundo. Veneza estreia nesta quinta-feira nas telonas..

É pela magia que, acompanhada do cafetão Tonho (Du Moscovis), as prostitutas, em especial Rita (Dira Paes), que não sente saudades, conseguem realizar o desejo de Gringa,(Carmen Maura), uma cafetina idosa e cega, que, na juventude, teve a oportunidade de deixar de ser puta e ir para Veneza casada, mas preferiu abrir o seu bordel e continuar na vida. Durante todo o filme, Gringa carrega este arrependimento e seu único desejo é ir até Veneza resgatar o amor que ficou no passado. Resta saber como a família do prostíbulo irá realizar o sonho de Gringa sem ter dinheiro. Será que é possível?

Se em seus trabalhos como ator e diretor a comédia é sempre marcante, dessa vez Falabella enveredou para o drama, como o das mulheres da casa, que em algum momento foram rejeitadas por alguém e resolveram se prostituir e o de um rapaz que queria ser de outro gênero, o que o pai não aceita e o resultado é trágico.

O belo de Veneza é o sonho, a magia e o companheirismo entre pessoas que só sabem ganhar o pão de cada dia usando o corpo. É mostrar que é possível realizar sonhos apenas com muito desejo e criatividade. Em uma hora e meia de filme o espectador torce por essa viagem, que pode ser feita até mesmo sem sair do chão.

Trata-se do segundo longa de Miguel Falabella depois de Polaroides Urbanos (2008). “Veneza é o filme da minha maturidade. É um filme intenso e desejo que seja visto, também, fora do Brasil. A primeira vez que vi a peça o texto me encantou. Acho que a América Latina é muito sonhadora. É muito mágica”, diz Falabella. 

Musa de Almodovar, a espanhola Carmen Maura afirma que Veneza é diferente de tudo que ela já fez. ‘’Toda vez que eu venho para a América Latina acontecem coisas diferentes. Não posso obrigar ninguém a ir ao cinema mas se eu fosse você iria’’, aconselha Carmen Maura.

As gravações de Veneza aconteceram há três anos, quando nem se pensava que o mundo estaria de cabeça para baixo por conta da pandemia do Covid-19, mas ainda assim foram inúmeros desafios enfrentados durante o processo. Um deles a alteração das locações principais do Rio de Janeiro para o Montevideú, no Uruguai. 

Vale lembrar que Veneza foi premiado com os Kikitos de melhor direção de arte (Tulé Peake) e melhor atriz coadjuvante (Carol Castro) no Festival de Gramado de 2019, com a Lente de Cristal de melhor roteiro (Miguel Falabella) no 23º Festival de Cinema Brasileiro de Miami(Inffinito Film Festival), e recebeu quatro troféus no Los Angeles Brazilian FilmFestival: melhor direção de fotografia (Gustavo Hadba), melhor ator (Eduardo Moscovis), ator coadjuvante (AndréMattos) e atriz coadjuvante (Carol Castro). 

Elenco


Carmen Maura – Gringa


Dira Paes – Rita


Eduardo Moscovi – Tonho


Carol Castro – Madalena


Canho Manhente – Julio


Georgina Barbosa – Madame


André Mattos – Mestre


Danielle Winits – Jerusa


Roney Villela – pai de Julio


Camila Vives – Gringa jovem


Magno Bandarz-Giacomo


Carolina Virgüez-Dora


Laura Lobo-Mocinha


Maria Eduarda de Carvalho-Janete


Yuri Ribeiro-Ventoinha


Giovanni Venturini-Pequerrucho


Pia Manfroni-Paulina


Bruno Bonelli-Feio


Yamandú Barrios-Jaime


Paula Fernández-Rubia


Alessandra Verney-Cantora Cabaré

Ficha técnica


Baseado na peça teatral “Venecia”, deJorge Accame


Direção e Roteiro: Miguel Falabella


Produção e Produção Executiva:Julio Uchôa


Fotografia: Gustavo Hadba


Direção de Arte:Tulé Peak


Figurino: Bia Salgado


Maquiagem:Martín Macias Trujillo


Elenco: Cibele Santa Cruz


Diretor Assistente: Hsu Chien Hsin


Montagem:Diana Vasconcellos


Música:Josimar Carneiro


Supervisão de Efeitos: Luiz Adriano


Som: Fabian Oliver, Álvaro Rivero


Supervisão de Som: Juliana Lopes


Mixagem:André Tadeu, Carlos Paes


Direção de Produção: Irina Neves


Coordenação Executiva:Vera Melo


Coprodução: Cris D’Amato, Fernando Muniz


Produção Associada:Daniel Filho, Diego Robino, Santiago López


Distribuição:Imagem Filmes


Produção: Ananã  Produções


Coprodução: Globo Filmes, FM Produções


Produção Associada:Oriental Features

Waleria de Carvalho é jornalista, passou pelas redações dos jornais O Povo, O Dia, O Fluminense, e pela Revista Conta Mais. É apaixonada por cultura, especialmente por teatro.

Waleria de Carvalho é jornalista, passou pelas redações dos jornais O Povo, O Dia, O Fluminense, e pela Revista Conta Mais. É apaixonada por cultura, especialmente por teatro.