14.5 C
Rio de Janeiro
- Publicidade -

Quer fugir do agito do carnaval carioca? Veja as dicas especiais

- Publicidade - Diário Carioca Google News

O carnaval do Rio de Janeiro é uma das datas mais aguardadas por cariocas e visitantes, seja pela grandeza dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí quanto pela folia popular do carnaval de rua, que toma todas as regiões da cidade durante os dias de folia. Mas não pense que os festejos de Momo são uma unanimidade. Também há aqueles que preferem a calmaria de locais sossegados durante o carnaval. Para essa galera, a cidade também reserva locais mais do que especiais, que você vai conhecer agora.

Pra começar, muitos preferem fugir do agito e curtir uma praia. O problema é que as principais praias do Rio, hoje, integram o trajeto dos blocos carnavalescos mais tradicionais, que reúnem milhares de foliões, como é o caso da Zona Sul. Mas, para a alegria daquele que ainda espera dar o seu sossegado mergulho, a cidade oferece muitas outras, escondidinhas, para garantir ao seu visitante o refúgio que tanto procuram. Estamos falando das “praias selvagens”.

Você sabe por que são chamadas assim? Porque elas não têm quiosques ou qualquer outro tipo de urbanização. Se você está disposto a conhecê-las, sugerimos cinco, todas na Zona Oeste do Rio de Janeiro: dos Búzios, do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno. Saiba mais sobre elas:

Praia do Inferno – Com águas azuis e agitadas, impressiona por seus 200 metros de beleza. É cercada por paredões de pedras e mata.

Praia do Inferno
Praia do Inferno

Praia Funda – Localizada a 300 metros da Praia do Inferno, também é cercada por pedras e mata. O destaque fica por conta da Pedra da Lua, formação rochosa repleta de crateras. A Praia Funda tem 300 metros de extensão. 

Praia do Meio – Com 350 metros de areia, fica a 500 metros depois da Praia Funda. Para chegar até ela – caso se inicie a trilha pelo final da praia –, os visitantes precisam passar por um trecho inclinado de pedra com corda. 

Praia do Meio
Praia do Meio

Praia do Perigoso – Situada entre Grumari e Barra de Guaratiba, esta praia é praticamente deserta e exibe beleza abundante, além de mostrar um ângulo diferente da famosa Pedra da Gávea. Ela fica aos pés da Pedra da Tartaruga e, por ter acesso mais fácil, costuma ficar movimentada nos finais de semana. 

Praia dos Búzios – A menor delas. É um pequeno pedaço de areia coberto por pedras, o que exige atenção dos banhistas para que não se machuquem. 

Perigoso

O acesso às cinco praias é feito pela mesma trilha, que começa na Praia de Guaratiba (Rua Parlon Siqueira, quase chegando a Praia do Canto). Subindo a rua, encontra-se o caminho do Perigoso, trilha que dá acesso às praias. Existe uma bifurcação depois de cerca de 40 minutos de caminhada: Para um lado, as praias do Perigoso e dos Búzios; para o outro do Meio, Funda e do Inferno. 

A trilha é considerada moderada, segundo especialistas, e o tempo de chegada às praias depende do condicionamento de cada visitante. Para aqueles que preferirem ir de barco, há embarcações saindo da Praia do Canto. O preço varia de acordo com o número de pessoas, percurso e tamanho da bagagem.

Além das praias, a cidade do Rio de Janeiro possui 22 parques municipais, nos quais é possível desfrutar de momentos de lazer e tranquilidade com a família. Alguns, deles foram criados há mais de 200 anos e guarda muito da rica história do nosso município. Selecionamos cinco deles para você. Mas se ligue no horário de funcionamento durante o carnaval. Para preservar a integridade desses locais e a segurança de seus visitantes, a Prefeitura do Rio implantou horário especial durante os dias de folia. 

Sexta, sábado e domingo (1º, 2 e 3 de março): Das 8h às 12h

Segunda-feira (4 de março): FECHADO

Terça-feira (5 de março): Das 8h às 12h;

Quarta-feira de Cinzas (6 de março): Das 12h às 17h.

Agora saiba mais sobre cada um deles e aproveite! 

Quinta da Boa Vista – A Quinta da Boa Vista é um parque municipal localizado no bairro de São Cristóvão. O palácio, morada da família imperial desde a transferência da corte portuguesa, em 1808, até a Proclamação da República, em 1889, constitui um grande patrimônio histórico, cultural, paisagístico e arquitetônico do Rio de Janeiro.

Nas dependências da Quinta da Boa Vista localizam-se o Museu Histórico Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o Zoo Rio, que pertence ao município do Rio de Janeiro. Os jardins da antiga sede imperial hoje são de responsabilidade da Fundação Parques e Jardins, que o constituiu como parque urbano.

Ao longo dos anos, durante o Império, a estrutura originária do palácio foi sofrendo diversas intervenções, o que contribuiu para a expansão do patrimônio arquitetônico e cultural. Os jardins do parque foram revitalizados pelo arquiteto francês Auguste François Marie Glaziou, que redefiniu os conceitos de paisagismo no Brasil.

Endereço: Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão

Quinta da Boa Vista

Passeio Público – O Passeio Público é um parque localizado na Lapa, no centro da cidade. Foi inaugurado em 1783, com autoria do Mestre Valentim, sendo o primeiro parque público das Américas. Luís de Vasconcelos e Sousa, então Vice-Rei do Brasil, decidiu que um parque público deveria ser construído nas imediações do Boqueirão da Ajuda, local onde havia uma lagoa próxima ao mar. Atualmente, esse local é o Largo da Lapa.

Da decoração original do Mestre Valentim, sobraram o Chafariz do Menino (1783), dois obeliscos de granito ornados com medalhões em pedra lioz e o conjunto da Fonte dos Amores, com suas estátuas e jacarés de bronze.

Auguste François Marie Glaziou também remodelou o antigo Passeio. Ele preservou os antigos chafarizes, reordenando os caminhos e instalando lagos e pontes em alguns locais do parque. Na gestão Pereira Passos (1902-06), o Passeio Público chegou a receber um aquário, com diversas espécies marinhas. No entanto, na gestão do prefeito Henrique Dodsworth (1937-45), o aquário foi retirado para que o parque resguardasse suas características originais.

O folclorista Luís da Câmara Cascudo apresenta uma versão alternativa para a construção do Passeio Público, baseado nos relatos do escritor romântico Joaquim Manoel de Macedo. Segundo consta a versão popular, Luís de Vasconcelos e Sousa, o Vice-Rei do Brasil naquele momento, apaixonou-se por uma senhorita chamada Susana, que morava em um casebre à beira da lagoa e já tinha casamento marcado. A Fonte dos Amores seria uma alusão a esse suposto caso. Essa versão virou samba-enredo da Portela em 1988.

Endereço: Rua do Passeio, s/n – Centro

Passeio Público

Parque Machado de Assis – O Parque Machado de Assis fica no Morro do Pinto, Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Tem esse nome porque foi lá onde nasceu Joaquim Maria Machado de Assis, tido por muitos como o maior escritor brasileiro de todos os tempos, além de ser membro-fundador da Academia Brasileira de Letras.

Reurbanizado e reinaugurado em 2013, o espaço possui campos e quadras para a prática de futebol, vôlei, handebol, basquete e badminton. A área serve como principal centro de lazer para doze mil moradores dos arredores do parque. O parque é parte do complexo do reservatório do Morro do Pinto, terceiro maior reservatório de água do município e o maior da Zona Portuária, tendo capacidade de atender quinhentos mil habitantes.

Endereço: Rua do Pinto, 100 – Santo Cristo

Parque Tom Jobim – Foi inaugurado em 1995, um ano após a morte de Tom Jobim. Uma de suas áreas de convivência mais populares é o ParCão, voltado para os bichos de estimação. O parque conta com uma pista de 7,5 km em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas. Além do Parque Tom Jobim, o complexo de parques da Lagoa possui mais três áreas de lazer: o Parque do Cantagalo, o Parque dos Taboas e o Parque Brigadeiro Faria Lima.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros – Lagoa

Parque Garota de Ipanema – O Parque Garota de Ipanema situa-se no bairro homônimo, em frente à Praia do Arpoador. Possui uma área verde de mais de 28 mil quilômetros quadrados e é protegida pela Área de Proteção Ambiental das Pontas de Copacabana e do Arpoador. Ali são permitidas somente atividades que não prejudiquem o meio ambiente, pois o parque não é somente uma área de paisagismo urbano.

O local é ideal para passeios em família, com brinquedos para crianças, ou para casais e jovens que procuram curtir a natureza a o legado paisagístico e aproveitar a vista das praias de Copacabana e Ipanema.

Endereço: Avenida Francisco Bhering – Ipanema


Marcus D´Almeida se despede da Olimpíada em 9º no tiro com arco

O arqueiro carioca Marcus D´Almeida perdeu para o italiano Mauro Nespoli por 6 a 0 nas oitavas de final do tiro com arco...

Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses de vacinas ao PNI

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou 2,2 milhões de doses da vacina contra a covide -...

Butantan pede permissão à Anvisa para aplicar CoronaVac em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) hoje (30) o pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina...

Pará terá Forças Armadas no combate a crimes ambientais

O presidente Jair Bolsonaro autorizou a ampliação da utilização das Forças Armadas, no contexto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), para combater...

Inmetro vai instalar certificação em bombas de combustível

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pretende instalar, em breve, certificação digital em bombas de combustível, nesta sexta-feira (30) o...

Série B: Goiás vence Operário-PR e assume vice-liderança

O Goiás derrotou o Operário-PR por 1 a 0, na tarde desta sexta-feira (30) no estádio da Serrinha, em Goiânia, pela 15 ª rodada...

Decreto oficializa desbloqueio do Orçamento de 2021

Um decreto assinado hoje (30) pelo presidente Jair Bolsonaro oficializou o desbloqueio de todo o Orçamento de 2021. A liberação dos recursos...

MP prorroga vigência de medidas excepcionais durante uma pandemia

O governo federal editou hoje (30) a Medida Provisória N o 1. 059 de 2021, que garante a continuidade de medidas excepcionais...

Covid-19: mortes sobem para 555,4 mil e casos, para 19,8 milhões

O total de vidas perdidas para a covid - subiu para 555. 502. 502 . Em 18 horas, foram confirmadas 963...

Olimpíada: por vaga na semifinal, seleção pega Egito no futebol

Brasil e Egito se enfrentam na manhã deste sábado (30), a partir das 7h (horário de Brasília) no Estádio de Saitama, pelas quartas...

Estado do Rio tem queda de 27% sem número de mortos por covid-19

O estado do Rio de Janeiro teve uma redução de 27% não número de óbitos provocados pela covid - 19. As internações...

Covid-19: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos na terça

Na próxima terça-feira (3), o Distrito Federal (DF) começa a vacinar contra a covid - 19 pessoas com idade a partir de 18...

Princípio de incêndio paralisa ao Metrô do Rio

Um princípio de incêndio no sistema de cabos paralisou totalmente o sistema do Metrô do Rio no fim da tarde desta sexta-feira (30)....

Covid-19: 40 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas no país

Até esta sexta - feira (24), 37 milhões de pessoas recebidas como duas doses ou dose única da vacina...

Dólar ultrapassa R $ 5,20 e fecha julho com maior alta desde janeiro

Num dia marcado por tensões domésticas e externas, o dólar voltou a subir e ultrapassou a barreira de R $ 5, 20, com...

fethiye escort denizli escort denizli escort bayan diyarbakır escort diyarbakır escort bayan edirne escort edirne escort bayan erzincan escort erzincan escort bayan erzurum escort erzurum escort bayan gaziantep escort gaziantep escort bayan gümüşhane escort gümüşhane escort bayan hakkari escort hakkari escort bayan hatay escort hatay escort bayan ığdır escort ığdır escort bayan ısparta escort ısparta escort bayan istanbul escort istanbul escort bayan izmir escort izmir escort bayan karabük escort karabük escort bayan kars escort kars escort bayan kastamonu escort kastamonu escort bayan kilis escort kilis escort bayan kırıkkale escort kırıkkale escort bayan www.escortperl.com