Racismo no Leblon: ladrão de bicicleta elétrica é condenado a um ano e meio em semiaberto

A juíza Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto, da 40ª Vara Criminal da Capital do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), condenou Igor Martin Pinheiro, de 22 anos, a um ano e quatro meses de reclusão e 10 dias de multa por furto qualificado de uma bicicleta elétrica. O veículo estava estacionado em um bicicletário em frente ao Shopping Leblon, na Zona Sul do Rio, no dia 12 de junho deste ano.   

Leia mais: Casal acusa jovem negro de roubar bicicleta e ele precisa provar que veículo é seu

A magistrada fixou o semiaberto como regime inicial para cumprimento de pena, sem direito à substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos, já que Igor tem outras passagens na polícia por furtos. Em até 72 horas, o réu será transferido para uma unidade com o sistema compatível ao semiaberto.

Na audiência de instrução e julgamento, na última quarta-feira (25), o acusado permaneceu calado durante o seu interrogatório. Além dele, foram ouvidos Mariana Spinelli, a dona da bicicleta furtada, Tomás Oliveira, namorado de Mariana, e o policial civil Thomas Jardim.



Matheus postou foto com sua bicicleta nas redes sociais logo após a acusação; casal não identificado foi filmado por instrutor de surfe / Reprodução

Leia também: Identificado pela polícia, ladrão de bicicleta elétrica é jovem branco

O caso ganhou repercussão após a dona da bicicleta furtada e o seu namorado abordarem o professor de surfe Matheus Nunes Ribeiro na porta do shopping para perguntar se ele teria roubado o veículo. Matheus, que aguardava a namorada no local, negou e mostrou fotos antigas dele com a bicicleta do mesmo modelo. O professor filmou a discussão com o casal e postou o vídeo nas redes sociais.

O réu, que é conhecido por praticar diversos furtos no bairro, vendendo os bens objeto dos delitos em sites na internet, estava preso preventivamente desde o dia 17 de junho.   

Igor foi reconhecido nas imagens captadas por câmeras de segurança do local, tendo sido abordado por policiais civis dias após o ocorrido. No momento em que foi identificado e preso pela polícia, ele carregava em sua mochila um alicate de pressão de 18 polegadas.

Edição: Eduardo Miranda