Rádio Cultura estreia primeira peça radiofônica do Grupo Galpão


O Grupo Galpão estreia uma série radiofônica na Rádio Cultura FM, intitulada Quer ver escuta. A primeira experiência estética e sonora de uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro tem a poesia contemporânea como fio condutor e é resultado de experimentos realizados pelos atores e atrizes, sob direção de Marcelo Castro e Vinícius de Souza. Vai ao ar entre os dias 20 e 24/9, às 20h, e dia 26, às 18h30, no 103,3 MHz.

Para o diretor das Rádios Cultura, Alexandre Tondella, a parceria da Cultura FM de São Paulo com o Grupo Galpão de Minas Gerais sela uma mútua admiração. “A iniciativa de se criar boas histórias utilizando paisagem sonora (sonoplastia) e transmitir pelo Rádio é uma experiência única de imersão no universo da criatividade. Em tempos de podcast essa é uma das intervenções radiofônicas mais inteligentes dos últimos anos”, finaliza.Na peça, que também poderia ser chamada de “teatro para os ouvidos”, o ouvinte é convidado a adentrar histórias e situações, por meio de sons, ruídos, músicas, palavras e silêncios. Ficção e documentário se misturam nos cenários acústicos. Trata-se de trabalho de colagem, em que os fragmentos revelam personagens em busca de sentido para suas vidas.

Quer ver escutaDentre os materiais produzidos que compõem Quer ver escuta estão gravações de paisagens sonoras, diálogos, narrações e performances acústicas, que receberam tratamento de Davi Fonseca, diretor musical, e Pedro Durães, desenhista de som.No elenco, estão Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Teuda Bara, com participações especiais de Alberto Pucheu, Clara Kutner, Felipe Andrade, José Artur Coelho de Aguiar, Masha Serebryakova, Mírian Cavour, Paulo José, Rossandra Cabreira, Simonete Torres, Walmor Corrêa e Zora Santos.“A primeira obra radiofônica do Grupo Galpão é, especialmente, um chamado à escuta, uma provocação aos sentidos através dos ouvidos, um descanso da tela e da imagem em direção ao escuro da imaginação”, comenta o ator Eduardo Moreira, que neste experimento sonoro faz uma homenagem ao ator Paulo José.O título do espetáculo, “Quer ver escuta”, faz referência a um poema de Francisco Alvim (Brasil, Araxá 1938). Estão na experiência a poesia de outros escritores brasileiros – como Alberto Pucheu, André Dahmer, Angélica Freitas, Júlia Panadés, Prisca Agustoni e Ricardo Aleixo -, sempre com o intuito de atravessar narrativas e paisagens.A visão dos diretoresQuer ver escuta é a primeira imersão do Grupo Galpão em projeto radiofônico, o que, para o diretor Vinícius de Souza, já é um fato incrível. “Quando um dos principais grupos de teatro do Brasil resolve fazer uma peça para rádio, é sinal de que há uma lufada de ar nessa linguagem, o que pode ser muito rico para o público. Temos um teatro para os ouvidos”.O diretor Marcelo Castro lembra que, como se trata de peça radiofônica na atualidade, feita em total isolamento, sem que os atores pudessem se encontrar, e sem a presença física dos diretores, o modo de produzir tornou-se bem específico: “Ao mesmo tempo, acho que a peça se revela muito urgente, pois convida à escuta, justamente, num tempo em que isso tem sido cada vez mais raro. Sinto que as pessoas falam o tempo todo, mas escutam pouco. As vozes poéticas estão cada vez mais abafadas por discursos autoritários, e temos descoberto que escutar é mais importante do que dizer”.