John Wick 4: Baba Yaga são três horas de balé clássico e mortal

Toda a sequência de John Wick é cinema americano de ponta. A morte dançando balé. Começou, em 2014, com John Wick – De Volta ao Jogo, dirigido por Chad Stahelski e David Leitch

BRASÍLIA, 29 DE MARÇO DE 2023 – Acho O Poderoso Chefão a mais perfeita sequência cinematográfica já produzida. Dirigida pelo gênio Francis Ford Coppola, com base no romance homônimo, de Mario Puzo, a trilogia teve a participação de três dos maiores atores de todos os tempos: Marlon Brando, Al Pacino e Robert De Niro. Também sou fã de outra sequência: Kill Bill, de 2003 e 2004, do roteirista e diretor Quentin Tarantino, com Uma Thurman. Tarantino fará Kill Bill 3? Ninguém sabe.

Há alguns diretores, atores e sequências que aguardo com expectativa. Lembrei-me agora de Federico Fellini, de quem fui ver alguns filmes na estreia. Não perco nenhum Tarantino e procuro não perder nenhum Ridley Scott e Steven Spielberg, por exemplo, e vejo tudo o que posso de Al Pacino e Robert De Niro. E não perco, de jeito algum, 007.

Mas se há algo que para mim seria um pecado perder é John Wick. Fui assistir, hoje, em sessão das 13h30, em um dos cinemas Itaú, no shopping Casa Park, John Wick 4: Baba Yaga, com roteiro, redondinho, de Michael Finch e Shay Hatten. Além da minha esposa e eu, só havia mais um casal no cinema, e os cinemas Itaú são bons, exceto pela altura do som, de bate-estaca.

Toda a sequência de John Wick é cinema americano de ponta. A morte dançando balé. Começou, em 2014, com John Wick – De Volta ao Jogo, dirigido por Chad Stahelski e David Leitch, com roteiro de Derek Kolstad. John Wick é um assassino aposentado que volta ao jogo porque mataram seu cachorro, presente de sua esposa, recentemente falecida, e roubaram seu carro. 

Em 2017, estreou John Wick 2: Um Novo Dia Para Matar, com direção de Chad Stahelski e roteiro de Derek Kolstad. John Wick volta novamente ao jogo, agora por causa de uma dívida antiga: tem de derrubar uma organização secreta de assassinos.

Em 2019, estreou John Wick 3: Parabellum, com direção de Chad Stahelski e roteiro de Derek Kolstad, Shay Hatten, Chris Collins e Marc Abrams. Nesta sequência, John Wick tem de fugir de Nova York, pois a Alta Cúpula do crime, uma poderosíssima organização, oferece 14 milhões de dólares pela sua cabeça, porque John Wick quebrou algumas regras.
Os quatro filmes, principalmente este último, levam o gênero ação à estratosfera. As sequências de lutas, mortes e em automóveis são como um longo balé mortal, de tirar o fôlego durante tempo interminável. Além de roteiros redondos e direção competente, o assassino John Wick é encarnado por um dos atores mais carismáticos de Hollywood: Keanu Reeves. Preparem-se para John Wick 5.