Região Sul debate desenvolvimento urbano e sustentável em evento do MDR

Os estados da Região Sul do País foram os primeiros a participar do processo colaborativo para elaborar e discutir a abordagem que possibilitem se desenvolver e garantirem mais qualidade de vida à população.

A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional, a GIZ, visa formular os Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável, que apoiar a comunidade da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Para Fernanda Capdeville, coordenadora de apoio à Gestão Regional e Urbana do MDR, uma oficina com representantes dos estados da Região Sul foi um sucesso.

“A expectativa com essas oficinais regionais era de aterrissar no território, encontrar as especificidades locais, das regiões e assim concretizar essa discussão por cidades mais sustentáveis. Tivemos uma preocupação em agregar os municípios menores e, na região sul, a gente acredita que conseguiu atingir essa meta ”

Durante a oficina on-line, os mais de 100 participantes foram separados em 12 grupos, de acordo com o interesse de cada um em traçar objetivos para municípios pequenos, médios e grandes, além de governo estadual, academia e sociedade civil.

Os temas agregados foram agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação urbana e de qualidade, saneamento, desafios digitais e orçamentários, mobilidade urbana, infraestrutura e desigualdades, entre outros.

A Região Nordeste será a próxima a receber a oficina, seguida pelo Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Para saber o calendário completo e participar das oficinas, acesse mdr.gov.br.