Renascença Clube faz 70 anos com live show de samba gratuita e shop streaming

Símbolo da Cultura Afro-brasileira, o Rena trará os grupos Moça Prosa e Samba na Serrinha, formados em sua maioria por mulheres, que vão abrilhantar a tradição de muito samba raiz.

O Renascença Clube, reduto das tradições afrodescendentes e do samba de raiz, completa sete décadas repleto de vitalidade e criatividade. O espaço localizado no bairro do Andaraí, na Zona Norte do Rio de Janeiro, realizará, via internet, nos dias 13 e 14 março, a “Feira Afro Rena”, evento com lives gratuitas, que contarão com apresentações de samba majoritariamente femininas, uma homenagem ao mês da mulher.

A ação simboliza a força do clube carioca e será transmitida, ao vivo, via redes sociais, com a apresentação das comunicadoras Ana Diogo e Pamela Carvalho, com  venda de produtos, via internet, durante a transmissão (shop streaming), fruto de uma ação interna de mentoria e afroempreendedorismo realizada com 20 mulheres, microempreendedoras. Trata-se do lançamento da incubadora “Rena Sankofa”, de economia criativa da cultura afro-brasileira, que vai atuar na capacitação, mentoria, consultoria e alavancagem dos  negócios dos afroempreendedores.

Os grupos Moça Prosa e Samba na Serrinha, com maioria feminina, vão abrilhantar a tradição de muito samba raiz. A “Feira Afro Rena” foi viabilizada por meio de edital do Governo Federal, Ministério do Turismo, em parceria com a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura.

O Clube Renascença

O Renascença foi fundado em 17 de fevereiro de 1951, por conta de uma situação negativa, que ainda persiste em nossa sociedade: o preconceito racial. Um grupo de negros de classe média, que eram impedidos de ingressar em clubes tradicionalmente frequentados por famílias brancas, resolveu criar a agremiação. A intenção era ter um lugar onde as famílias negras pudessem se reunir e se divertir em harmonia, sem discriminação racial.

O Moça Prosa 

Originado das rodas de samba da Pedra do Sal , o grupo Moça Prosa é um movimento de samba feminino que se estabeleceu na histórica região da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, em 2012. Um sonho que virou realidade, das atuais rodas de samba da Pedra do Sal acontece o encontro da amizade e do amor à música. Com dedicação ao aprendizado nasce o Grupo Moça Prosa, roda de samba que presta uma homenagem a todas as mulheres compositoras e intérpretes do samba.

O Samba na Serrinha

Em 2014, em Madureira, que nasceu o Samba na Serrinha; uma roda semi acústica e com um repertório majoritariamente “imperiano” e “serrano”, ou seja, de exaltação às suas raízes, dando ênfase principalmente ao coro do povo, as palmas das mãos e ao samba nos pés da comunidade – com intuito de celebrar as tradições dos mais velhos bambas. De Lá pra cá, a roda do Samba na Serrinha sempre esteve no meio do povo, dentro do morro,sempre em locais simbólicos e pontuais dentro da favela, chegando na Casa do Jongo, onde acontece hoje, mensalmente, levando cerca de 1.800 pessoas de todos os cantos da cidade para enaltecer a cultura popular. 

Do mais sincero samba de raiz, que é sucedido por uma linda roda de jongo com tambores, saias floridas e crianças, ao final do festejo, o evento é encerrado com uma oração muito simbólica. Todos os presentes de mãos dadas, cantam juntos a música Heróis da Liberdade, um samba enredo clássico do Império Serrano de cunho político de resistência. Uma energia impressionante e indescritível, só vivendo para sentir.

Realização – Rainha Crespa

Nascida na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro, em 2014, a Rainha Crespa é uma empresa social, mantenedora da Feira Crespa, uma ação afirmativa que tem como mote principal a valorização da mulher negra. A Feira traz três eixos principais que conversam entre si: o econômico, o social e o cultural, expressados através do empreendedorismo, da arte e do debate. 

Ao longo desses anos já foram realizadas 26 edições com o objetivo de  fortalecer afro-empreendedores(a) e aumentar o repertório dos participantes sobre a cultura afro-brasileira e sua história, realizando trocas de produtos e serviços mas também de “mercadorias” subjetivas, como o afeto, a cultura e a ancestralidade.

Em Dezembro de 2020, a Feira foi premiada através do edital “Ações Locais”, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o que possibilitou a realização de uma programação para os 6 anos, com fomento e economia criativa. Duas lives com empreendedoras(es) da rede falando sobre seus negócios e sua relação com a Feira, e uma live com a empresária Jaciana Melquiades sobre pandemia, maternidade e paternidade preta e relacionamento afrocentrado foram feitas. 

Serviço:

Evento: Feira Afro Rena – 70 anos do Clube Renascença

Data: 13 e 14 de Março 

Horário das lives: de 16h às 19h

Atrações: Sábado (Samba na Serrinha), domingo (Moça Prosa)

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCH3l7ZB6xn9scriFl-GuqTw 

Facebook: https://www.facebook.com/RenascencaClube