Repórter Eco fala sobre preservação ambiental na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente

Márcia Bongiovanni_Foto jair Magri

Repórter Eco deste domingo (7/6), semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), irá falar sobre o projeto Mulheres na Conservação. Criado pelo fotógrafo João Marcos Rosa e pela jornalista Paulina Chamorro, ele retrata histórias de pesquisadoras que se dedicam a preservação ambiental, ajudando a salvar espécies brasileiras ameaçadas de extinção.

“A ideia do projeto surgiu de uma percepção que eu tive ao longo desses 20 anos de estrada de que grandes inciativas pela conservação brasileira eram capitaneadas por mulheres”, diz João Marcos Rosa, fotógrafo e documentarista. A ideia conquistou a jornalista ambiental Paulina Chamorro e a dupla foi a campo acompanhar a rotina das pesquisadoras, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil.

A segunda reportagem fala sobre a crise climática e a pandemia da covid-19. A poluição do ar diminuiu no mundo todo, em função do isolamento social, mas a emergência climática permanece e exige a redução urgente das emissões de gases do aquecimento global. A matéria contará com a entrevista do físico Paulo Artaxo, professor da USP, membro do IPCC – Painel Iintergovernamental de Mudanças Climáticas e coordenador do Programa FAPESP de Mudanças Climáticas Globais.

Por fim, o terceiro assunto a ser abordado é sobre o vírus e impactos na natureza. A pandemia causada pelo novo coronavírus provocou uma das mais graves crises que a humanidade já enfrentou. A disseminação de doenças desconhecidas está ligada a destruição da natureza, como vai explicar o infectologista Marcos Boulos.

Apresentado por Márcia Bongiovanni, o Repórter Eco vai ao ar às 18h, na TV Cultura e no YouTube.