Revelação dos saltos ornamentais, Kawan Pereira usa capoeira para criar acrobacias

Estreante em Jogos Olímpicos, piauiense salta neste domingo, a partir das 15h do Japão (3h do Brasil)

A capoeira é mais do que uma arte marcial para Kawan Pereira. Os movimentos e habilidades são usados também na execução do alto das plataformas de saltos ornamentais. Estreante olímpico, o piauiense, que recebe o apoio financeiro do programa Bolsa Atleta, vai saltar na piscina de Tóquio na plataforma de 10m neste domingo (25).

“Aprendi a dar o mortal com a capoeira. Saí da capoeira para o futebol society quando tinha sete anos e levei a experiência com a luta para os saltos ornamentais. Claro que, nos saltos, a técnica é muito importante. Então, precisei fazer umas pequenas mudanças técnicas, algumas adaptações”, explicou o atleta de 19 anos.

Os saltos ornamentais do Brasil contam pela primeira vez com quatro atletas no evento. Tanto Kawan quanto Isaac Souza (plataforma 10m) e Luana Lira (trampolim de 3m) são estreantes. Ingrid Oliveira (plataforma 10m) disputa sua segunda edição do evento esportivo. Todos os atletas recebem a Bolsa Atleta do Governo Federal.

“É tudo muito novo para mim. Estou muito feliz e acho que vou trazer um bom resultado. Busco a final olímpica”, afirmou Kawan, medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 ao lado de Isaac Souza na plataforma sincronizada.

A disputa dos saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos começa no domingo, a partir das 15h do Japão (3h do Brasil).

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil