Richarlison brilha nas Olimpíadas e acirra disputa com Gabigol, do Flamengo, por lugar na Seleção

O bom rendimento do atacante Richarlison nas Olimpíadas de Tóquio esquentou ainda mais a briga no ataque da Seleção Brasileira.

O bom rendimento do atacante Richarlison nas Olimpíadas de Tóquio esquentou ainda mais a briga no ataque da Seleção Brasileira. Isso significa que Gabigol vai precisar de gols, bons jogos e títulos pelo Flamengo para sonhar com uma vaga no Mundial de 2022. Apesar de ser um dos poucos atletas que ainda atuam como um verdadeiro camisa 9, o atual atacante rubro-negro deve enfrentar grandes dificuldades até a convocação final. O próprio companheiro Bruno Henrique também é uma ameaça.

Na conquista da medalha de ouro em Tóquio, o Brasil Sub-23 comandado por André Jardine viu Richarlison brilhar como artilheiro e deixar a competição com cinco gols marcados. O atacante do Everton foi um dos melhores jogadores e conseguiu se firmar ainda mais na vaga entre os preferidos de Tite. Atualmente, como mostram os números durante a carreira, ele conta com quase 40 jogos e 15 gols com a camisa amarela. Números excelentes para quem estreou na equipe apenas em 2018.

https://www.facebook.com/CBF/photos/a.10150300537782640/10159589761127640/

Enquanto isso, o artilheiro Gabigol assistiu de longe o brilho de Richarlison nas Olimpíadas. O atacante do Flamengo faz uma temporada de altos e baixos em 2021, tendo marcado 15 gols até aqui e tomando algumas atitudes complicadas. Na derrota por 4 a 0 para o Internacional, por exemplo, ele foi expulso por discutir com o árbitro da partida. Isso pode complicar a sequência dele com a Seleção Brasileira, pois a disputa está ficando cada vez mais acirrada e o tempo está esgotando.

Toda essa concorrência é positiva para o Brasil, pois deixa Tite com diferentes opções para o ataque. Além de Gabigol, o Flamengo também pode oferecer o excelente futebol de Bruno Henrique para o Mundial. O único problema é que o treinador só pode levar 23 jogadores para a competição no Catar, entre eles apenas dois ou três atacantes. Ou seja, são poucas vagas para a lista que deve sair no segundo semestre de 2022.

https://www.facebook.com/FlamengoOficial/photos/a.718762338141145/5219385904745410

Variedade explica favoritismo do Brasil

Essas diferentes opções no futebol brasileiro são as principais ferramentas de Tite para a disputa do Mundial. Alguns países, como a Alemanha e a Espanha, sofrem com poucas opções no ataque, enquanto o Brasil tem a dor de cabeça de qual artilheiro será deixado de fora da lista de convocação. Na Copa de 2018, por exemplo, o atacante Roberto Firmino venceu a disputa com Diego Souza, Luan e Willian José para ficar com a vaga no ataque.

A oferta de bons jogadores faz com que o Brasil seja indicado como um dos principais favoritos ao título mundial em 2022 de acordo com as odds sites de apostas online. No dia 9 de agosto, a equipe comandada por Tite aparecia com 13,3% de probabilidade de vitória na Copa do Mundo do Catar. Apenas a França, com 14,3%, tinha uma cotação melhor na disputa pelo título mais importante do futebol.

Títulos com o Flamengo

Para conseguir desbancar os rivais na disputa por um lugar na Seleção Brasileira, o atacante Gabigol vai precisar de bons resultados até o final do ano. Com o Flamengo buscando uma reviravolta no Campeonato Brasileiro, após a chegada do treinador Renato Gaúcho, o camisa 9 terá uma grande oportunidade de mostrar um futebol convincente para Tite. O primeiro objetivo é melhorar o aproveitamento da equipe na tabela do Brasileirão e passar dos 60% que tinha até a 13ª rodada para algo próximo dos 75%. Esse melhor índice pode garantir o título da temporada.

Além disso, o atacante também precisa marcar gols, assim como faz o companheiro Bruno Henrique. Nesta temporada, a vitória por goleada contra o Bahia pode servir de inspiração para o atleta. Ele marcou um hat-trick na ocasião e mostrou por qual razão costuma ser lembrado por Tite na Seleção Brasileira. Entretanto, isso ainda é pouco para quem vai disputar espaço com jogadores como Richarlison e o próprio Bruno Henrique.

Até o final de 2021, o artilheiro Gabigol vai contar com uma disputa acirrada por uma vaga no Brasil. Com o Mundial do Catar tão próximo, a margem de erro é pequena, e qualquer vacilo pode complicar nessa disputa. Richarlison saiu na frente pelo excelente desempenho que teve nas Olimpíadas, mas o camisa 9 do Flamengo tem o restante do Brasileirão e da Libertadores para impressionar os torcedores e o técnico Tite.