Rio de Janeiro recebe modelo inovador de ensino canadense bilíngue

A Maple Bear, rede de escolas bilíngues com metodologia canadense, abriu sua primeira escola no Meier

Pais que moram no Méier, bairro da Zona Norte da capital, e que desejam proporcionar uma experiência de imersão em um segundo idioma para seus filhos, já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede de escolas bilíngues com metodologia canadense, abriu sua primeira escola no bairro e está com vagas abertas para as turmas do segundo semestre de 2021 e para 2022, com foco em alunos a partir de 1 até 5 anos. A escola inicia com a Educação Infantil, mas irá expandir as séries conforme o crescimento contínuo. Maior rede de escolas bilingues do mundo, a Maple Bear está presente em mais de 30 países, tendo no Brasil 159 escolas em operação e cerca de 26 mil alunos, nos ciclos Infantil, Fundamental e Médio.

O grande diferencial da Maple Bear é seu currículo canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.

A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, e em seguida com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. Nas escolas da rede, até os 4 anos, 100% das interações e aulas são realizadas em inglês, com 5 anos é introduzida a língua materna em proporção 75% em inglês e 25% em português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) passa a ser 50% em inglês e 50% em português, com metodologia canadense alinhada às diretrizes curriculares brasileiras. De forma geral, os alunos costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.

Na área acadêmica, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no dia a dia. Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, oferecendo e garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.

Em 2020, a Maple Bear lançou a Digital Learning Community, comunidade online de ensino que visa orientar alunos, pais e professores em suas atividades à distância. A iniciativa abrange os ensinos Infantil, Fundamental e Médio, e inclui ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos e atividades educacionais. Ou seja, mesmo à distância as aulas continuaram com um alto índice de engajamento. A escola do Méier será liderada por Valéria Ramos. Formada em Letras, Valéria é pedagoga e psicopedagoga. O amor pela educação foi o principal impulsionador para abrir uma Maple Bear na capital fluminense. A empreendedora acredita no potencial do setor e enxerga a metodologia de ensino canadense como o principal diferencial para as famílias do Méier e regiões próximas que buscam uma educação de qualidade para seus filhos.

“Assim como nas outras escolas da Maple Bear em diferentes estados brasileiros, iniciamos o trabalho com foco no Ensino Infantil. Ao longo dos anos, iremos abrir novas turmas do Fundamental até chegar ao High School, mais conhecido como Ensino Médio no Brasil. Por já atuar no segmento de educação, quando conheci mais afundo a metodologia canadense e o ensino bilíngue, tive a certeza de que seria uma oportunidade única para abrir minha própria instituição de ensino. Para que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado, contamos com profissionais qualificados e uma estrutura diferenciada, fazendo com que o ensino seja algo prazeroso em qualquer idade. Já estamos com vagas abertas para as turmas de 2022. Dessa forma, os pais que desejarem conhecer nosso modelo e as instalações da escola, podem agendar uma visita presencial ou virtual. Nosso objetivo é oferecer excelência a todas as famílias do Méier”, relata Valéria Ramos.

Para as aulas presenciais, a escola intensificou todos os protocolos de segurança exigidos. Na área sanitária, é realizada a checagem de temperatura dos alunos, professores e colaboradores. Esse processo é feito com agilidade e uma fila organizada de forma a evitar aglomerações. A limpeza foi intensificada em todas as escolas, seguindo um protocolo parecido com o dos hospitais, com o uso de produtos com álcool 70% e limpeza constante em todas as áreas. A rede priorizou o uso de álcool em espuma ou em gel