Rio de Janeiro – Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ) revelou que 65% dos bares e restaurantes do estado não obtiveram lucro em julho de 2024. Entre os estabelecimentos entrevistados, 28% registraram prejuízo e 37% operaram em equilíbrio, enquanto apenas 35% conseguiram lucrar no período.
Resumo da Notícia
- 65% dos bares e restaurantes do RJ não obtiveram lucro em julho.
- 28% dos estabelecimentos registraram prejuízo, enquanto 37% atingiram equilíbrio financeiro.
- Queda nas vendas e número reduzido de clientes foram as principais causas dos prejuízos.
- 47% dos negócios não conseguiram reajustar preços nos últimos 12 meses.
- Endividamento afeta 37% dos bares e restaurantes, principalmente com impostos federais.
Cenário econômico dos bares e restaurantes do RJ
A pesquisa da Abrasel RJ, realizada entre os dias 19 e 26 de agosto de 2024, mostrou que a maioria dos bares e restaurantes no estado enfrentaram dificuldades financeiras em julho. 65% dos estabelecimentos não registraram lucro, e 28% deles tiveram prejuízo. Apenas 35% dos negócios conseguiram fechar o mês com lucro.
Faturamento comparado com junho
Em relação ao faturamento de julho comparado a junho, a pesquisa indicou que para 32% dos estabelecimentos, o resultado foi melhor. Para 34%, foi equivalente, e outros 32% registraram queda nas receitas. A redução nas vendas e o menor número de clientes foram apontados como os principais fatores que contribuíram para os prejuízos.
Desafios para reajustar preços
Outro dado importante revela que 47% dos bares e restaurantes não conseguiram aumentar seus preços nos últimos 12 meses. Dos que realizaram ajustes, 44% o fizeram conforme ou abaixo da inflação, enquanto apenas 9% conseguiram aumentar os valores acima da inflação.
LEIA TAMBÉM
Endividamento no setor
O endividamento continua sendo um problema crítico para o setor. 37% das empresas têm pagamentos em atraso, com destaque para as dívidas com impostos federais (70%), impostos estaduais (49%) e fornecedores de insumos, como alimentos e bebidas (39%). Além disso, 36% dos estabelecimentos estão em débito com serviços públicos, e 33% enfrentam dificuldades para pagar empréstimos bancários.
Perguntas Frequentes sobre o Setor de Bares e Restaurantes no RJ
Por que os bares e restaurantes do RJ estão enfrentando prejuízos?
A queda nas vendas e a redução no número de clientes são os principais fatores apontados para os prejuízos no setor.
Quantos bares e restaurantes conseguiram aumentar os preços?
A pesquisa da Abrasel RJ revelou que 47% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços no último ano.
O endividamento afeta quantos estabelecimentos?
Cerca de 37% dos bares e restaurantes enfrentam algum tipo de endividamento, principalmente com impostos e fornecedores.
Qual é a principal dívida das empresas do setor?
A maior parte das dívidas está relacionada a impostos federais, que afetam 70% dos estabelecimentos com pagamentos atrasados.