Alerta Meteorológico para Chuvas Intensas no RJ e SP

Inmet emite aviso de nível vermelho para áreas do Rio de Janeiro e São Paulo devido a ciclone subtropical.

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de nível vermelho para o sul fluminense, norte paulista e região metropolitana do Rio de Janeiro. O alerta é válido até as 18h desta quinta-feira (15) e indica grande perigo devido a chuvas intensas. Um ciclone subtropical se forma em alto-mar, influenciando o clima na costa e podendo atingir ventos de até 83 km/h.

O que você precisa saber:

Formação do Ciclone: O Inmet destaca a formação de um ciclone subtropical a cerca de 230 km a sudeste de Arraial do Cabo (RJ). O fenômeno deslocar-se-á para leste e, posteriormente, para sul/sudoeste, provocando chuvas intensas no litoral norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro, com ênfase na Costa Verde.

Possível Deslocamento: A meteorologista Dayse Moraes do Inmet informa que o ciclone poderá deslocar-se para o litoral do Paraná nos próximos dias, intensificando instabilidades e afetando áreas como leste de Minas Gerais, norte de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com chances de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Ventos e Prazo do Alerta: O ciclone subtropical pode gerar ventos de até 83 km/h, principalmente no entorno sul e sudeste, até a noite da próxima terça-feira (20), caso as condições atmosféricas persistam. A informação é confirmada por nota técnica conjunta do Inmet e da Marinha do Brasil.

Situação em Outras Regiões: O Brasil enfrenta instabilidades entre Amazonas, Acre, Rondônia, parte do litoral do Pará e Mato Grosso. As chuvas nessas áreas são resultado do calor, alta umidade e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O calor persiste em todo o país, com temperaturas podendo atingir 38ºC, exceto no Sul, onde a máxima é em torno de 35ºC.

Situação de Emergência em Macapá: As fortes chuvas em Macapá levaram o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional a reconhecer a situação de emergência na capital amapaense. O município pode receber recursos federais para atendimento à população afetada e reconstrução de infraestruturas danificadas.

Recomendações e Contatos: O Inmet orienta medidas de segurança, como desligar aparelhos elétricos e, em casos de enxurradas, proteger documentos em sacos plásticos. Em situações de grande perigo, recomenda-se procurar abrigo, evitar áreas abertas e buscar informações na Defesa Civil do município (telefone 199) e no Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Compartilhe esta notícia