Em encontro no PT de Brasília com o pré-candidato a prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito (PV), nesta quinta-feira (6), a presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffman, comentou a exoneração, a pedido, do ex-presidente da Alerj, André Ceciliano, da Secretaria Nacional de Assuntos Federativos. Ela falou sobre a missão que ele tem a desempenhar no Rio. Segundo Gleisi, o papel de Ceciliano vai além do fato de ser o nome preferido do presidente Lula para compor a chapa de reeleição do prefeito Eduardo Paes na capital.
“André é o nome do presidente Lula gostaria de ver como vice do Eduardo Paes, uma decisão que só será tomada mais à frente. Mas, independentemente disso, a missão do André vai além. Ela inclui o fortalecimento das candidaturas em que federação PT-PCdoB-PV estejam na disputa e também a montagem dos palanques de 2026, com o objetivo de enfrentar o bolsonarismo no estado onde esse movimento de extrema-direita nasceu”, afirmou Gleisi durante o encontro com Zito, ocorrido na sede do PT em Brasília. Estavam presentes ainda o deputado Lindberg Farias e o presidente do PV-RJ, André Lazzaroni.
Leia Também
- Liga das Nações Feminina: Brasil vira e vence a atual campeã Itália
- O Pintassilgo – O encontro de Dickens, Dostoievski, Wilde e Schopenhauer em Nova York
- Alerj doa R$ 20 milhões para a Fiocruz
- Castro toma posse no Rio de Janeiro e promete políticas para as mulheres
- Deputados abrem CPI para investigar dívida de R$ 172 bi do Rio de Janeiro com a União
Outra missão, essa dada pelo presidente Lula, é que André acompanhe as iniciativas federais no Estado. Ele terá na próxima segunda-feira um encontro com o presidente municipal do PT, Thiago Santana, para traçar uma agenda de visitas e encontros. Entre as obras com participação do Governo Federal a serem visitadas estão o Anel Viário de Campo Grande, o BRT e as futuras instalações do IFRJ no Complexo do Alemão.
Ceciliano estará presente em eventos como a inauguração do Parque de Realengo, previsto para 15 de junho, importante obra para a Zona Oeste, erguido em um terreno que pertencia ao Exército e que, agora, se transformará, pelas mãos de Eduardo Paes, em um espaço de lazer e convivência para a comunidade.
Previstas, ainda, atividades de prestação de contas do governo Lula no Rio, com encontros com a militância, parlamentares e candidatos, artistas e a sociedade civil organizada para discutir os avanços e desafios do governo federal no estado.
“Vamos fazer política com P maiúsculo”, resumiu Ceciliano.
O presidente municipal do PT, Thiago Santana, falou sobre o papel de Ceciliano na sua volta ao Rio. “A passagem de André por Brasília o credenciou como principal interlocutor do Estado com o Governo Federal. Com essa nova missão, ele reforça seu compromisso com o desenvolvimento do Rio e com o fortalecimento das bases do PT e da luta contra o bolsonarismo”.