E agora Paes?

Após suposto vídeo intimo, Pedro Paulo fica longe de ser vice de Eduardo Paes no Rio de Janeiro

Situação deixa disputa de vaga na chapa em aberto

O deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Reprodução
O deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Reprodução

Rio de Janeiro – Principal escolha do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), para o cargo de vice em sua chapa de reeleição, o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) solicitou nesta segunda-feira para não ser indicado ao posto. Esse movimento ocorre apenas dois dias após a candidatura de Paes ser oficializada na convenção do PSD, realizada no último sábado, com a vaga de vice ainda em aberto. As informações são do site “Agenda do Poder”.

Resumo da Notícia

  • Pedro Paulo desiste de ser vice de Eduardo Paes.
  • Suposto vídeo íntimo motiva decisão do deputado.
  • Eduardo Cavaliere é o favorito para o posto de vice.
  • Carlo Caiado também é cogitado para a vaga.

O que aconteceu?

Decisão de Pedro Paulo

Pedro Paulo e Eduardo Paes se encontraram nesta segunda-feira. O deputado explicou ao prefeito que sua decisão de não participar da eleição se deve à suposta existência de um vídeo íntimo, que poderia ser utilizado por adversários durante a campanha. O afastamento tem o intuito de proteger seus familiares de eventuais desgastes.

Reação de Eduardo Paes

O prefeito Eduardo Paes confirmou que foi procurado por Pedro Paulo com um pedido para que não seja indicado ao cargo de vice devido ao suposto vídeo íntimo. O prefeito declarou que não se manifestará no momento e que só fará comentários sobre a indicação de vice no momento apropriado.

Histórico de Pedro Paulo

A vida pessoal de Pedro Paulo já foi alvo de ataques de opositores na eleição municipal de 2016, quando ele concorreu à prefeitura como sucessor de Paes. Naquela ocasião, surgiu um boletim de ocorrência registrado pela ex-mulher de Pedro Paulo, Alexandra Marcondes, no qual ela relatou agressões do parlamentar. Devido ao foro privilegiado, o caso foi analisado no Supremo Tribunal Federal (STF) e posteriormente arquivado por falta de provas.

Possíveis Substitutos

Eduardo Cavaliere

Caso Pedro Paulo não seja indicado como vice de Paes, o favorito para o posto passa a ser o deputado estadual e ex-secretário municipal de Casa Civil, Eduardo Cavaliere (PSD). Cavaliere faz parte do círculo de confiança de Paes, que deseja ter um vice de seu núcleo próximo na campanha à reeleição.

Carlo Caiado

Outro nome cogitado para o cargo é o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado (PSD). Aliado histórico da família do ex-prefeito Cesar Maia, Caiado é considerado um nome com maior trânsito na política carioca.

Movimentações Recentes

Antes do pedido de Pedro Paulo para não integrar a chapa de Paes, o deputado e o prefeito estavam cumprindo agendas políticas juntos. Além da convenção partidária do PSD no sábado, Pedro Paulo esteve ao lado de Paes em um evento no qual o Podemos oficializou que fará parte da coligação do atual prefeito.

Prazo para Decisões

O período de convenções partidárias, quando os partidos escolhem seus candidatos ou formalizam alianças, vai até o próximo dia 6. O registro de candidaturas pode ser feito na Justiça Eleitoral até o dia 15, véspera do início oficial das atividades de campanha e da propaganda eleitoral em rádio e TV.