Atingida por fortes chuvas, Queimados (RJ) obtém reconhecimento federal de situação de emergência

18 de janeiro de 2024
1 min read
DC - Brasília (DF) - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quinta-feira (18), de forma sumária, a situação de emergência da cidade de Queimados, no Rio de Janeiro.
Foto: Agência Brasil

DC – Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quinta-feira (18), de forma sumária, a situação de emergência da cidade de Queimados, no Rio de Janeiro. Com a medida, oito municípios do estado atingidos por fortes chuvas nos últimos dias já tiveram o reconhecimento decretado pelo Governo Federal e podem solicitar recursos para ajuda humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas e moradias destruídas ou danificadas pelo desastre.
 

Na segunda-feira (15), o MIDR reconheceu a situação de emergência nas cidades do Rio de JaneiroBelford RoxoNova Iguaçu e São João do Meriti e, na terça-feira (16), dos municípios de Duque de CaxiasNilópolis e Mesquita. Outras quatro cidades fluminenses – São Gonçalo, Magé, Japeri e Paracambi – devem ter os pedidos reconhecidos assim que enviarem os decretos municipais de reconhecimento de situação de emergência.


Na terça-feira (16), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, liderou uma comitiva interministerial ao estado do Rio de Janeiro, onde se reuniu com o governador Cláudio Castro, prefeitos e representantes das Defesas Civis estadual e municipais e visitou áreas atingidas pelo desastre. Na oportunidade, o ministro Waldez Góes destacou que o Governo Federal não medirá esforços para ajudar a população fluminense.


“Por determinação do presidente Lula, faremos o que for necessário para atender à população. O quanto for necessário nós faremos”, destacou Waldez Góes. “Além dos recursos para ações de defesa civil, teremos participação de outras Pastas. A Saúde, por exemplo, já está disponibilizando o kit saúde. E o Bolsa Família já está sendo disponibilizado”, completou.


Durante a visita, Waldez Góes participou de reunião para traçar estratégias de atendimento à população e anunciou o deslocamento de uma equipe técnica do MIDR à Baixada Fluminense, para auxiliar na execução dos planos de trabalho necessários para o recebimento de recursos para ações de defesa civil.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

About

Trees and plants within cities help mitigate air pollution by absorbing carbon dioxide and releasing oxygen. They also act as natural air filters, trapping dust and particulate matter

Authors

Newsletter

Most viewed

Don't Miss