Niterói – Benny Briolly, vereadora reeleita pelo Psol, comemorou a vitória de Rodrigo Neves nas eleições municipais de Niterói. Ela também celebrou a derrota de Carlos Jordy (PL), figura associada ao bolsonarismo.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, Benny destacou que a cidade rejeitou o candidato da extrema direita, reforçando seu discurso pela continuidade das conquistas sociais.
“A democracia venceu”, afirma Benny Briolly
Em mensagem vibrante, Benny Briolly destacou a importância da eleição para a democracia e reafirmou que Niterói se opôs ao bolsonarismo. “A democracia venceu, Rodrigo Neves eleito! Nós demos a resposta nas urnas, Niterói não é uma cidade bolsonarista. Aqui fascistinha não se cria. É pela manutenção das nossas vidas e por tudo o que a gente conquistou e continuará conquistando pelo nosso povo”, afirmou a vereadora.
Trajetória política de Benny Briolly
Benny Briolly, de 32 anos, nasceu e cresceu em Niterói e iniciou sua trajetória política em 2013, quando ingressou no Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Em 2016, começou a trabalhar ao lado da então vereadora Talíria Petrone, que atualmente é deputada federal. Benny foi a primeira mulher trans a ocupar uma vaga de assessora parlamentar na Câmara Municipal de Niterói, enfrentando o preconceito e a discriminação.
Em suas falas, a vereadora sempre reforçou a necessidade de mais mulheres na política. Ela defende um maior estímulo para que as mulheres ocupem espaços de liderança: “Para que isso aconteça, é necessária capacitação, redes de apoio, maiores lideranças femininas dentro dos partidos, assim como, maior investimento nas campanhas eleitorais.”
LEIA TAMBÉM
- Benny Briolly comemora impugnação da candidatura de Rodrigo Amorim: ‘Somos nós que vamos varrer o fascismo para fora do nosso estado’
- Rodrigo Amorim tem candidatura à Prefeitura do Rio indeferida pela Justiça Eleitoral
- PSOL busca impugnar candidatura de Rodrigo Amorim, que quebrou placa de Marielle Franco
- Violência Política de Gênero: Desafios enfrentados por mulheres trans na política do RJ
- Anitta pede para fãs não vaiarem Naldo Benny: ‘Não queria ter essa energia no nosso ensaio’
Perguntas frequentes sobre a eleição em Niterói
1. Quem é Benny Briolly?
Benny Briolly é uma vereadora reeleita pelo Psol em Niterói. Ela é a primeira mulher trans a ocupar uma vaga de assessora parlamentar na cidade e é conhecida por seu ativismo em defesa dos direitos LGBTQIA+.
2. O que Benny Briolly comemorou após as eleições?
Ela celebrou a reeleição de Rodrigo Neves como prefeito de Niterói e a derrota de Carlos Jordy, destacando a rejeição ao bolsonarismo na cidade.
3. Qual é a visão de Benny sobre a participação feminina na política?
Benny defende o aumento da presença de mulheres na política por meio de capacitação, redes de apoio e maior investimento nas campanhas eleitorais.