Câmara do Rio reforça ações climáticas no U20

Pela primeira vez, o encontro foi aberto ao público, permitindo maior engajamento dos moradores cariocas

André Luiz
4 Min Read

Nesta quinta-feira (14), o presidente da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, Carlos Caiado, participou da abertura do U20 Rio Summit, evento que reuniu 87 prefeitos e delegações de mais de 100 cidades ao redor do mundo. Pela primeira vez, o encontro foi aberto ao público, permitindo maior engajamento dos moradores cariocas.

Caiado ressaltou a importância do evento para a cidade e destacou o papel de liderança do prefeito Eduardo Paes na realização da conferência.

“É muito importante, né? O Rio de Janeiro está sediando mais um grande evento, que já comprovou que tem a capacidade para amenizar o prefeito pela sua liderança, conseguir trazer esse evento para o Rio de Janeiro e ver, assim, os grandes prefeitos de toda a cidade do Brasil nesse diálogo, nessa interação, na busca de até um documento integrado sobre defesa econômica, social e de ações climáticas”, afirmou.

Ao abordar as questões climáticas, Caiado destacou que o Plano Diretor da cidade já prevê ações estruturais para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças no clima.

“Acho que o nosso plano diretor foi um grande certificado na sua aprovação, que coloca várias políticas públicas a serem desenvolvidas e empenhadas pelos dez anos. […] A Cidade do Janeiro já vem já colocando em prática várias ações, mas acredito que, como foi dito aqui até na pergunta aberta ao público, a gente vai buscando todas as entidades, instituições e os prefeitos do mundo todo, passar suas experiências para que a gente possa, de fato, aplicar mesmo que tenha eficiência na cidade do Rio de Janeiro”, disse.

Sobre a criação de um orçamento específico para medidas climáticas, o vereador enfatizou o compromisso da Câmara e da prefeitura em priorizar políticas voltadas para a população mais vulnerável.

“O mais importante é aplicar o nosso capítulo principal, o que vive nas favelas, comunidades. […] Acho que esse é um tema fundamental para que a gente possa ter um crescimento ordenado na cidade e ter de fato, nas favelas, a população que mais sofre sobre os efeitos climáticos.”

U20

O U20, grupo das cidades do G20, é copresidido pelas prefeituras do Rio e de São Paulo. A conferência ocorre pela primeira vez às vésperas da Cúpula dos Líderes do G20 e faz parte do G20 Social. Durante quatro dias, o evento conta com painéis sobre sustentabilidade, enfrentamento das mudanças climáticas, soluções urbanas e o futuro das cidades.

Entre os participantes da abertura estiveram os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Jader Filho (Cidades), Ricardo Gomide (secretário de Relações Internacionais da cidade de São Paulo), Ana Claudia Rossbach (diretora executiva do UN Habitat), Emilia Saiz (secretária-geral da CGLU – United Cities and Local Governments), Mark Watts (diretor executivo do grupo C40 Cities) e, por vídeo, Michael Bloomberg (fundador da Bloomberg Philanthropies).

Compartilhe esta notícia