Rio de Janeiro – O presidente da China, Xi Jinping, chegou ao Brasil neste domingo (17) para participar da 19ª Cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
A visita marca a segunda passagem oficial de Xi ao país em cinco anos. Além do encontro internacional, ele se reunirá com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília para tratar de parcerias bilaterais e questões globais.
Durante sua recepção, comitiva e simpatizantes agitavam bandeiras da China e do Brasil, simbolizando a força da parceria entre as duas nações, como destacou a agência Xinhua.
O que está na agenda de Xi Jinping no Brasil?
A visita inclui a assinatura de documentos de cooperação entre os países, segundo informações da Sputnik Brasil. Xi e Lula discutirão temas como relações comerciais, desenvolvimento regional e colaborações em organismos multilaterais.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou que a relação entre os dois países é “um modelo de unidade e cooperação”.
Histórico da relação Brasil-China
Desde o estabelecimento de laços diplomáticos, em 1974, Brasil e China têm fortalecido sua parceria. A amizade entre os dois países é comparada aos grandes rios Yangtze e Amazonas, símbolo de fluidez e continuidade, segundo o Ministério das Relações Exteriores chinês.
O comércio bilateral é um dos pilares dessa relação. A China se mantém como o principal parceiro comercial do Brasil, com destaque para exportações de soja, carne e minério de ferro.
Entenda, saiba mais e tire suas dúvidas
Por que a visita de Xi Jinping ao Brasil é importante?
A visita reforça o papel estratégico das relações entre Brasil e China, além de promover novas parcerias econômicas e políticas.
Quais documentos de cooperação serão assinados?
Ainda não foram divulgados detalhes específicos, mas devem incluir áreas como comércio, tecnologia e meio ambiente.
Quando foi a última visita de Xi ao Brasil?
A última visita oficial ocorreu em 2019, durante a 11ª Cúpula dos BRICS, realizada em Brasília.
O que simbolizam os rios Yangtze e Amazonas na relação Brasil-China?
Eles representam a continuidade e a profundidade da amizade entre as duas nações.