A partir desta quinta-feira (24), os moradores da cidade do Rio de Janeiro com 80 anos ou mais já podem procurar os postos de vacinação contra a covid-19 para tomar a quarta dose. De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, divulgada na última quarta-feira (23), a segunda dose de reforço está disponível para quem tomou a terceira dose há quatro meses ou mais.
Segundo o secretário de Saúde Daniel Soranz, 173 mil pessoas acima de 80 anos estão aptas a receber a imunização na capital. A quarta dose estava prevista para ser aplicada somente em julho na cidade do Rio, mas teve o calendário antecipado após recomendação do governo federal.
Leia também: Bandeira verde: como estão os casos de covid no estado do Rio de Janeiro?
"A recomendação é de que todas as pessoas que tenham mais de 80 anos procurem uma unidade de saúde para fazer a segunda dose de reforço. As vacinas que vão ser aplicadas como reforço na cidade do Rio de Janeiro serão a Pfizer, a Jansen e a Astrazeneca", afirmou o secretário à imprensa na manhã desta quinta-feira (24), no Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea.
O Ministério da Saúde recomenda preferencialmente a vacina da Pfizer. Além da Pfizer, vacinas com a tecnologia conhecida como "vetor viral" poderão ser aplicadas. São os casos da AstraZeneca e da Janssen. A CoronaVac, por sua vez, não figura entre as opções recomendadas por induzir uma menor produção de anticorpos.
Leia mais: Governo recomenda quarta dose a idosos com mais de 80 anos
Ainda não há previsão de aplicação da segunda dose de reforço para outros grupos. A recomendação é de que quem tem menos de 80 anos receba a segunda dose de reforço quando completar um ano do primeiro reforço.
Já na próxima segunda-feira (4), começa a campanha de vacinação contra a influenza. Os idosos poderão se imunizar contra influenza e covid-19 na mesma hora. Não há necessidade de espaçamento entre as duas vacinas. O calendário de vacinação contra a gripe terá uma ordem de grupos prioritários, que começa com os idosos de 80 anos.
Edição: Mariana Pitasse
Sign Up For Daily Newsletter
Be keep up! Get the latest breaking news delivered straight to your inbox.
By signing up, you agree to our Terms of Use and acknowledge the data practices in our Privacy Policy. You may unsubscribe at any time.