Cidade do Rio inicia quarta dose em idosos com 80 anos ou mais nesta quinta-feira (24)

Redacao
Por Redacao
3 Min Read
               A partir desta quinta-feira (24), os moradores da cidade do Rio de Janeiro com 80 anos ou mais já podem procurar os postos de vacinação contra a covid-19 para tomar a quarta dose. De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, divulgada na última quarta-feira (23), a segunda dose de reforço está disponível para quem tomou a terceira dose há quatro meses ou mais.
Segundo o secretário de Saúde Daniel Soranz, 173 mil pessoas acima de 80 anos estão aptas a receber a imunização na capital.  A quarta dose estava prevista para ser aplicada somente em julho na cidade do Rio, mas teve o calendário antecipado após recomendação do governo federal.
Leia também: Bandeira verde: como estão os casos de covid no estado do Rio de Janeiro?
"A recomendação é de que todas as pessoas que tenham mais de 80 anos procurem uma unidade de saúde para fazer a segunda dose de reforço. As vacinas que vão ser aplicadas como reforço na cidade do Rio de Janeiro serão a Pfizer, a Jansen e a Astrazeneca", afirmou o secretário à imprensa na manhã desta quinta-feira (24), no Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea.
O Ministério da Saúde recomenda preferencialmente a vacina da Pfizer. Além da Pfizer, vacinas com a tecnologia conhecida como "vetor viral" poderão ser aplicadas. São os casos da AstraZeneca e da Janssen. A CoronaVac, por sua vez, não figura entre as opções recomendadas por induzir uma menor produção de anticorpos.
Leia mais: Governo recomenda quarta dose a idosos com mais de 80 anos
Ainda não há previsão de aplicação da segunda dose de reforço para outros grupos. A recomendação é de que quem tem menos de 80 anos receba a segunda dose de reforço quando completar um ano do primeiro reforço.
Já na próxima segunda-feira (4), começa a campanha de vacinação contra a influenza. Os idosos poderão se imunizar contra influenza e covid-19 na mesma hora. Não há necessidade de espaçamento entre as duas vacinas. O calendário de vacinação contra a gripe terá uma ordem de grupos prioritários, que começa com os idosos de 80 anos.
            Edição: Mariana Pitasse


Compartilhe esta notícia