Enfrentamento

Crise hídrica no Rio: o que condomínios podem fazer para economizar água

Governo do RJ anuncia plano de contingência para enfrentar o desafio climático e os efeitos da seca no estado e no país. APSA orienta síndicos e gestores de propriedades urbanas para amenizar os efeitos da crise e conscientizar moradores sobre uso racional de água

Crédito: iStock
Crédito: iStock

Na segunda-feira, dia 16, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a adoção de plano de contingência para enfrentar a crise hídrica no estado. A APSA, empresa que atua há mais de 90 anos na gestão de propriedades urbanas, está reforçando junto aos funcionários e moradores dos condomínios a necessidade urgente de economizar água.

Hello Bet
Hello Bet

Periodicamente, a empresa realiza campanhas de conscientização junto aos moradores sobre o uso responsável de água e energia, e não apenas orienta, mas facilita a implementação de soluções práticas e sustentáveis. E nesse momento está intensificando as ações. 


LEIA TAMBÉM

Diante da necessidade de contingência, o gerente de Negócios da APSA, Ricardo Crispim, reforça algumas atitudes individuais pequenas que podem ajudar e estão sendo comunicadas aos moradores dos condomínios: “desligar o chuveiro ao se ensaboar; lavar roupas com menos frequência, juntando mais peças; utilizar menos água em torneiras e chuveiros, evitar lavagem de calçadas, quintais e carros; evitar que as crianças brinquem com mangueiras; deixar louças de molho na pia ajudam a limpar com menos água; e em vez de lavar pisos com sabão, apenas limpar com produtos que são retirados apenas com um pano, são alguns exemplos de como economizar água. Outra maneira de economizar no dia a dia é utilizar vasos com válvulas seletoras de 12 ou de 24 litros de água por descarga e torneiras com sensores, que fecham sozinhas rapidamente. Temos participado de eventos voltados para síndicos e gestores condominiais para maior conscientização sobre os temas ambientais e as soluções inovadoras que já existem no mercado. Há uma preocupação grande em poupar água limpa. O desafio maior é engajar todos os moradores”.

Aviso de conscientização sobre uso da água em elevador de condomínio administrado pela APSA. Crédito: Divulgação
Aviso de conscientização sobre uso da água em elevador de condomínio administrado pela APSA. Crédito: Divulgação

Com cerca de 3 mil condomínios sob gestão, a APSA incentiva soluções sustentáveis, simples e práticas e Crispim enumera outras ações que foram feitas pela APSA em suas unidades sob gestão:

  • Instalação de medidores individuais de água – assim, cada unidade habitacional tem o controle do seu consumo, incentivando o uso consciente. Essa medida traz uma economia média de 40% de água em condomínios.
  • Sistemas de reaproveitamento de águas pluviais – captação da água da chuva para usos que não precisam de água potável para consumo humano, como irrigação e limpeza de áreas comuns.
  • Reuso de água cinza – reciclagem da água de pias e chuveiros para utilização em descargas de sanitários e outras áreas onde a água potável não se faz necessária.
  • Manutenção preventiva das redes hidráulicas – garantindo o bom funcionamento e evitando desperdícios por vazamentos não detectados.
  • Instalação de sistemas de irrigação inteligente – que regulam automaticamente o uso de água, de acordo com as condições climáticas e as necessidades das plantas.
  • Monitoramento e gestão do consumo de água nas áreas comuns – utilização de sistemas automatizados para detectar excessos e corrigir rapidamente.

“Nosso compromisso é proporcionar aos moradores um ambiente sustentável, seguro e econômico, refletindo a nossa missão de garantir que as pessoas vivam bem em suas propriedades urbanas, com responsabilidade e respeito pelos recursos naturais”, finaliza Ricardo Crispim, da APSA.