30.2 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
InícioRio de JaneiroCrivella entra na Justiça para tentar aprovação das contas de sua gestão como prefeito do Rio

Crivella entra na Justiça para tentar aprovação das contas de sua gestão como prefeito do Rio

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (Republicanos) entrou na Justiça para tentar reverter a decisão do Tribunal de Contas do Município (TCM) que rejeitou as contas apresentadas durante a sua gestão, no período de 2019 a 2020.

Na ação, segundo informações do portal G1, a defesa do ex-prefeito argumenta que o Rio viveu a pior recessão econômica da história na época e que a administração fez todo o esforço possível para manter os serviços públicos.

Além disso, os advogados de Crivella apontam que a rejeição de contas contou com o parecer do procurador-chefe do TCM, Carlos Henrique Amorim Costa. O procurador se aposentou do cargo de procurador em 2017 – mesmo assim, continua exercendo o cargo que ocupa desde 1983.

O recurso do ex-prefeito pede também que Carlos Amorim seja afastado imediatamente do cargo e que todas as manifestações dele desde a aposentadoria sejam anuladas.

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público (MP) abriu um processo para investigar a situação do TCM e o processo corre em sigilo.

Na abertura das investigações, o TCM negou que houvesse qualquer irregularidade na situação do procurador-chefe, mas ainda não se pronunciou sobre o recurso de Crivella.

Crivella teve as contas na gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro reprovadas, em votação do TCM, no último dia 11. A decisão dos conselheiros foi unânime e é referente ao ano de 2020, o último da gestão Crivella. O parecer foi enviado para votação na Câmara dos Vereadores, se aprovado o ex-prefeito do Rio poderá ficar inelegível pelo período de oito anos. 

Edição: Mariana Pitasse


Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online