Dengue no Rio de Janeiro: casos aumentam quase 1000% em 2024

31 de janeiro de 2024
Leia em 1 minuto
Sorotipos 1 e 2 do vírus que causa a dengue circulam no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/Agência Brasil
Sorotipos 1 e 2 do vírus que causa a dengue circulam no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/Agência Brasil

O Rio de Janeiro registrou um aumento de quase 1.000% nos casos prováveis de dengue nas quatro primeiras semanas de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de casos passou de 1.441 para 17.437.

O que você precisa saber:

  • O número de casos de dengue no Rio de Janeiro aumentou quase 1000% em 2024.
  • Há duas mortes confirmadas pela doença até agora.
  • 14 municípios do estado estão com taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes.
  • O governo estadual lançou um plano de combate à doença.

A doença avança com mais velocidade em cidades menores e nas mais próximas aos estados de Minas Gerais e São Paulo. Na região serrana, o número de casos está 14 vezes acima do esperado para o período e, na região metropolitana, dez vezes maior. Na Baía de Ilha Grande e no Centro-Sul Fluminense, são nove vezes mais casos.

“Os números estão altos e ainda continuam subindo rapidamente. Historicamente, os casos costumam aumentar no fim do primeiro trimestre e caem a partir de maio, junho. Mesmo que a gente esteja diante de uma antecipação dessa curva de crescimento, o que indicaria uma possibilidade de a queda também acontecer mais cedo, os dados são um sinal de alerta. As pessoas devem evitar a automedicação e procurar atendimento médico aos primeiros sintomas, principalmente se apresentarem febre”, diz a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Medidas de combate à dengue

O governo estadual lançou um programa na semana passada voltado especificamente para o combate à doença, chamado de Gov.RJ contra a Dengue Todo Dia!. Na ocasião, foram apresentadas medidas como a compra de equipamentos e insumos para os municípios que registram mais casos, que incluem a montagem de 80 salas de hidratação, para atender até 8 mil paciente por dia. O valor do investimento é de R$ 3,7 milhões.

A Secretaria de Saúde também anunciou o treinamento de 2 mil médicos de emergências e profissionais de saúde em todos os municípios, com o objetivo de fazer diagnóstico e tratamento mais precisos. Além disso, 160 leitos de nove hospitais de referência do estado poderão ser convertidos para tratamento da dengue, caso seja necessário.

Mais Lidas

Colunas

Newsletter

Banner

Leia Também

© Polícia Federal/divulgação

PF realiza operação contra abuso sexual infantojuvenil no Rio

Suspeito de 60 anos teria compartilhado…
Mais de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo foram descartados em uma semana

Mais de uma tonelada de alimentos irregulares são descartados no RJ

Fiscais encontram produtos vencidos, infestados de…