Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2024 – O clima esquentou durante o expediente final desta quarta-feira (04/09) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A sessão foi marcada por uma intensa troca de insultos entre os deputados Flávio Serafini (PSOL) e Renan Jordy (PL). A situação ficou tão tensa que seguranças da Casa precisaram intervir para evitar maiores conflitos.
A discussão teve início após um discurso de Serafini, em que o deputado fez duras críticas a Rodrigo Amorim (União Brasil), candidato à prefeitura do Rio, relembrando um episódio de agressão contra o candidato a vereador pelo PT, Leonel da Esquerda. “É inaceitável que o presidente da principal comissão dessa Casa tenha agredido um adversário político. Rodrigo Amorim é um covarde e precisa ser contido”, declarou o psolista.
Resumo da Notícia:
- Flávio Serafini criticou Rodrigo Amorim, gerando uma forte reação de Renan Jordy, defensor de Amorim.
- A troca de insultos entre os dois parlamentares quase resultou em confronto físico, com a intervenção de seguranças.
- O presidente da sessão, Fred Pacheco (PMN), que também é vice na chapa de Amorim, desligou os microfones para tentar conter a situação.
Discussão acalorada entre Serafini e Jordy
A fala de Flávio Serafini provocou a irritação de Renan Jordy, que considerou injusto o ataque a Amorim, que não estava presente no plenário. Jordy ainda lembrou um episódio em que Serafini teve que devolver salários por acúmulo de cargos no início de seu mandato. O embate verbal rapidamente escalou, com trocas de ofensas como “safado” e “covarde”, levando o presidente da sessão, Fred Pacheco, a interferir e desligar os microfones.
LEIA TAMBÉM
- Ação protocolada na Justiça do RJ pede que o estado não sedie a Copa América
- Alexandre de Moraes diz que Jordy “efetivamente orientava” golpista que promovia atos antidemocráticos
- Deputado do PL do Rio de Janeiro pede lista de convidados no Itamaraty e gastos integrais da posse de Lula
- Programa Verde Amarelo pode ajudar Niterói a enfrentar desemprego, avalia deputado Carlos Jordy
- Vídeo: Assessor do bolsonarista Carlos Jordy deixa celular cair na cabeça de Soraya Thronicke e é exonerado
Apesar da tentativa de contenção, a discussão continuou fora dos microfones, com Serafini afirmando que os salários devolvidos referiam-se a um atraso da Fiocruz, onde é concursado. Ele ainda alfinetou Jordy, insinuando que o deputado só teria sido eleito com a ajuda de seu irmão.
Perguntas Frequentes sobre o confronto na Alerj
O que motivou a discussão entre Serafini e Jordy?
A discussão começou após Serafini criticar Rodrigo Amorim por um incidente envolvendo a agressão a um adversário político. Renan Jordy defendeu Amorim, gerando um clima de hostilidade.
Houve intervenção de seguranças?
Sim, os seguranças da Alerj se aproximaram para evitar que o embate verbal se transformasse em confronto físico.
Qual foi o papel de Fred Pacheco na sessão?
Fred Pacheco, que presidia a sessão, desligou os microfones para tentar conter a discussão e evitar que a situação saísse do controle.