Um desabamento em Petrópolis, Região Serrana do Rio, resultou em três mortes e deixou duas pessoas desaparecidas, conforme informado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Petrópolis.
A Defesa Civil do município relatou que o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar quatro vítimas com vida.
O que você precisa saber
Situação das ocorrências
Até as 19h45 desta sexta-feira (22), Petrópolis registrou 109 ocorrências devido à chuva forte, incluindo 75 deslizamentos. O acumulado de chuva atingiu 196 mm em 12 horas, quase o valor previsto para 24 horas.
Impacto da chuva
Os deslizamentos afetaram diversos bairros, levando a interdições de vias e imóveis. O acesso a Petrópolis foi interditado na BR-040, e rios transbordaram, gerando alagamentos em várias ruas.
Estágio de crise e recomendações
Petrópolis está em estágio de crise, o mais grave em sua escala de estágios operacionais. A prefeitura disponibilizou 67 pontos de apoio para pessoas em áreas de risco. A previsão é de chuva moderada a muito forte, e a Defesa Civil recomenda que a população das áreas de risco permaneça alerta e evite áreas alagadas.
🌧️Chuva intensa provocou enchentes e desabamentos em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. As ruas viraram verdadeiros rios e a previsão é de mais chuva ao longo do dia. Moradores fizeram registros da tragédia em vídeos, confira:
— Metrópoles (@Metropoles) March 22, 2024
📹 @thaichristi / @danielibalbi pic.twitter.com/v3mUSlqZC6
⛈️Vídeo mostra a Rua do Imperador, em Petrópolis, Rio de Janeiro, alagada após fortes chuvas na região pic.twitter.com/FZ1ZBE3ZuJ
— Metrópoles (@Metropoles) March 22, 2024