Eduardo Paes é diplomado para o quarto mandato no Rio

Evento destaca renovação histórica da Câmara e prioridades de gestão

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

Rio de Janeiro – O prefeito reeleito Eduardo Paes, o vice-prefeito Eduardo Caveliere e 51 vereadores eleitos foram diplomados na manhã desta quarta-feira (17) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A cerimônia, realizada no Palácio Pedro Ernesto, foi conduzida pelo desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TRE-RJ.

Durante o evento, Henrique Figueira enfatizou a importância da harmonia entre os poderes e da criação de políticas públicas. Já a juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo destacou o compromisso dos eleitos com os mais de três milhões de cariocas que participaram das eleições de 2024.

Quarto mandato de Eduardo Paes terá foco em saúde e educação

Reeleito para o quarto mandato, Eduardo Paes afirmou que transportes, saúde e educação serão os pilares da nova gestão. Ele prometeu aumentar para 70% o número de crianças em escolas de tempo integral, melhorar o sistema de transporte urbano e reduzir as filas do Sisreg, sistema de marcação de consultas e exames.

“Vamos trazer mais dignidade para os cariocas. O quarto mandato será o meu melhor”, declarou Paes.

A solenidade também contou com a participação do vice-governador Thiago Pampolha e de autoridades do TRE-RJ, como a desembargadora Daniela Bandeira de Freitas.

Câmara do Rio terá maior renovação em 20 anos

A diplomação marcou a maior renovação da Câmara Municipal do Rio no século XXI. Dos 51 vereadores eleitos, 45% não faziam parte da legislatura anterior. Isso inclui 21 novos parlamentares e dois que retornam ao cargo.

A média de idade também caiu de 53 para 45 anos, indicando uma tendência de rejuvenescimento do parlamento. Segundo o cientista político Ricardo Ismael, a mudança pode trazer pautas mais modernas para a agenda legislativa.

“A juventude na Câmara tem o papel de captar novas demandas e contribuir para soluções inovadoras”, observou Ricardo.

Aumento na representatividade de mulheres e negros

Entre os vereadores eleitos, o número de mulheres aumentou de 11 para 12. Apesar de discreto, o crescimento reflete um avanço na representatividade feminina no legislativo carioca. Ainda assim, o recorde permanece com as eleições de 2004 e 2008, quando 13 mulheres foram eleitas.

Houve também um aumento de 14% na presença de parlamentares autodeclarados pretos e pardos, comparado à legislatura anterior. Na nova composição, 35 vereadores se identificam como brancos, oito como pretos e oito como pardos.

Compartilhe esta notícia