A candidata à prefeitura do Rio de Janeiro, Carol Sponza (Novo), esteve na manhã desta terça-feira (20/08) na Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Acompanhada por candidatos a vereadores do partido Novo e apoiadores, Carol caminhou da estação do metrô de São Conrado até a comunidade para conversar com moradores e comerciantes sobre os principais problemas da região.
Durante a visita, a população apontou a falta de acesso à atenção básica de saúde como o principal fator para o aumento da tuberculose na maior comunidade do Rio. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), na Rocinha, a incidência da doença é dez vezes maior do que a média nacional.
LEIA TAMBÉM
“A falta de diagnóstico é o maior gargalo no combate à tuberculose. Nós vamos alcançar 100% de cobertura de atenção primária de saúde nas áreas de baixo índice de progresso social e ampliar o programa de telesaúde, levando o atendimento dos melhores profissionais da rede municipal para os locais mais vulneráveis”, afirmou Sponza.
A candidata reforçou o compromisso com a transparência e a revisão dos contratos da saúde.
“Na gestão atual, falta transparência e fiscalização para garantir que os serviços atendam às necessidades dos cariocas e mantenham altos padrões de qualidade. Atualmente, não há transparência no acompanhamento dos contratos com as OS, que estão sendo renovados mesmo quando as obrigações contratuais não são cumpridas”, disse Sponza