Familiares das pessoas desaparecidas poderão receber ajuda de custo

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), nesta quinta-feira (5), pretende possibilitar a criação de um benefício aos familiares das pessoas desaparecidas no estado do Rio

Redacao
By Redacao
2 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), nesta quinta-feira (5), pretende possibilitar a criação de um benefício aos familiares das pessoas desaparecidas no estado do Rio. De acordo com o PL 4105/2021, proposto pelo deputado estadual Danniel Librelon (REPUBLICANOS-RJ), a ideia é que as famílias recebam uma ajuda para conseguir custear as buscas pelo ente desaparecido.

A proposta prevê que as famílias dessas pessoas recebam um salário mínimo por um período de três meses como forma de contribuir com os custeios das buscas e, uma vez que a pessoa desaparecida seja encontrada ou a investigação seja finalizada, o pagamento será interrompido. Além disso, famílias que já recebem algum tipo de auxílio da parte do Poder Público, como o Bolsa Família, ficarão de fora. O projeto ainda prevê multa no valor de meio salário mínimo para quem tentar burlar as regras previstas.

Segundo Librelon, “encontrar uma pessoa que desapareceu não é tarefa fácil e, por isso, o projeto vem para viabilizar que as famílias dessas pessoas recebam um salário mínimo como forma de contribuir com os custeios das buscas”, explicou.

O deputado contou ainda que muitas vezes é difícil que uma família tenha meios para conseguir fazer buscas eficientes. “A dor e o vazio que ficam quando alguém some, jamais serão findados – a menos que a pessoa em questão retorne. É caro e muito difícil tentar fazer isso com os próprios recursos. Queremos dar força e amparo a quem precisa em um momento tão delicado”, finalizou Librelon

Share This Article
Equipe
Follow:
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca