A tradicional festa da virada de ano na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, começa às 17h30 deste domingo (31). A festa terá shows de Nattan, Luísa Sonza, Gloria Groove e Ludmilla, além de uma queima de fogos de 12 minutos.
O que você precisa saber:
- A festa da virada de ano em Copacabana começa às 17h30 do dia 31 de dezembro.
- Os shows começam às 18h, com apresentações de DJs.
- A festa terá shows de Nattan, Luísa Sonza, Gloria Groove, Ludmilla, Imperatriz Leopoldinense, Teresa Cristina, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Belo e Unidos do Viradouro.
- A queima de fogos começa à meia-noite e terá 12 minutos de duração.
- O bloqueio da Avenida Atlântica começa às 16h.
- O metrô funcionará até as 5h da manhã, mas é preciso comprar bilhetes com antecedência.
- Para garantir a segurança, serão montadas 61 torres de vigilância da Polícia Militar e quatro postos médicos.
A festa da virada de ano em Copacabana terá dois palcos, um voltado para o Leme e outro para o Forte de Copacabana. No palco Copacabana, a apresentação musical será aberta pela DJ Tamy. Já no palco Samba, a festa começa com a DJ Tati da Vila.
A festa segue pela noite até a madrugada de segunda-feira (1º), com shows de Nattan, Luísa Sonza, Gloria Groove, Ludmilla, e da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, no Palco Copacabana. Já o Palco Samba terá apresentações de Teresa Cristina, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Belo e da escola de samba Unidos do Viradouro.
À meia-noite, haverá uma queima de fogos de 12 minutos de duração e em sintonia com o som de uma orquestra ao vivo, comandada pela maestrina Ludhymila Bruzzi. Os fogos de artifícios serão disparados de dez balsas localizadas em frente à praia. Também haverá show de drones, que mostrarão imagens e mensagens de paz e esperança.
O bloqueio total da Avenida Atlântica, a via da orla de Copacabana, para o tráfego de veículos começa às 16h. Todos os acessos viários ao bairro serão fechados às 19h30 para veículos comuns e, às 22h, para táxis e ônibus. Os bloqueios de acesso ao bairro seguem até as 5h de segunda-feira.
Para usar o metrô, das 19h às 5h, é preciso comprar bilhetes com antecedência. Na chegada para a festa, é preciso escolher uma das faixas de horário (ex.: das 19h às 20h). Na saída, é possível embarcar em qualquer horário de 0h até as 5h.
Para garantir a segurança, serão montadas 61 torres de vigilância da Polícia Militar ao longo da orla carioca. Quatro postos médicos e 30 ambulâncias ficarão de prontidão em Copacabana, para atender a emergências de saúde. Haverá ainda um posto de atendimento voltado para as mulheres, na rua Siqueira Campos, para casos de violência de gênero, assédio e importunação sexual.