30.1 C
Rio de Janeiro
sábado, fevereiro 1, 2025
InícioRio de JaneiroFiscalização no Terminal de Campo Grande Revela Irregularidades em Coletivos
Assim não dá

Fiscalização no Terminal de Campo Grande Revela Irregularidades em Coletivos

Mais de dez ônibus apresentam elevadores de acessibilidade inoperantes; empresas serão notificadas.

Rio de Janeiro – A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ realizaram uma fiscalização no Terminal de Campo Grande, na Zona Oeste, nesta quarta-feira, 31 de janeiro de 2025. Com o apoio do 40º Batalhão da Polícia Militar, os agentes constataram que mais de dez coletivos estavam com os elevadores de acessibilidade fora de funcionamento.

O secretário Gutemberg Fonseca destacou a gravidade da situação: “Na fiscalização de hoje, mais de 90% da frota de uma das empresas vistoriadas apresentava elevadores inoperantes ou motoristas que não sabiam como utilizá-los. É inadmissível encontrarmos essas irregularidades. Todo cidadão tem o direito a um transporte público digno.”

SEDCON e PROCON-RJ constatam que mais de dez coletivos estavam com o elevador de acessibilidade 
inoperante em fiscalização no Terminal de Campo Grande
SEDCON e PROCON-RJ constatam que mais de dez coletivos estavam com o elevador de acessibilidade inoperante em fiscalização no Terminal de Campo Grande

Irregularidades Encontradas

Durante a operação, 40 coletivos foram inspecionados. Além dos elevadores inoperantes, as equipes identificaram diversas outras irregularidades:

  • Bancos quebrados
  • Assoalho em péssimas condições
  • Fios expostos
  • Extintores despressurizados
  • Falta de climatização

As empresas responsáveis pelos ônibus serão notificadas e terão um prazo de 15 dias para apresentar defesa. Caso contrário, poderão enfrentar multas que ultrapassam R$13 milhões.

Ações Fiscais em Andamento

A SEDCON e o PROCON-RJ intensificaram as fiscalizações em resposta a reclamações recebidas e reportagens na mídia. O secretário Fonseca explicou que as operações visam garantir a segurança e o conforto dos passageiros: “O setor de inteligência da Secretaria e da Autarquia vem elaborando ações em vários terminais rodoviários, orientando e autuando as empresas que não cumprem as normas.”Na mesma semana, outras fiscalizações ocorreram no Terminal Municipal Procópio Ferreira e no Terminal Bandeira Brasil. Aproximadamente 200 coletivos foram vistoriados, resultando no lacre de quatro ônibus devido a irregularidades graves.Um dos coletivos lacrados apresentou um princípio de incêndio após o motorista acionar o ar-condicionado, necessitando do uso do extintor. “Não vamos compactuar com essas irregularidades”, afirmou Gutemberg Fonseca.

Entenda o Caso: Irregularidades nos Coletivos do Rio

  • O que foi fiscalizado? Elevadores de acessibilidade e condições gerais dos coletivos.
  • Quantos ônibus foram inspecionados? 40 coletivos durante a operação no Terminal de Campo Grande.
  • Quais foram as principais irregularidades? Elevadores inoperantes, bancos quebrados e falta de climatização.
  • Qual é o próximo passo para as empresas? Elas devem apresentar defesa em até 15 dias ou enfrentar multas.

Relacionadas

Parimatch Cassino online

Confira outros assuntos:

Mais Lidas