A Polícia Civil prendeu Adriana Vargas dos Anjos, coordenadora técnica do Laboratório PCS Saleme, em Belford Roxo, por suspeita de emitir laudos falsos que resultaram na contaminação de seis pacientes por HIV. A investigação revelou que ela reduziu o controle de qualidade para cortar custos. O Ministério Público informou que o laboratório enfrenta várias ações indenizatórias por emitir resultados falsos, incluindo exames em crianças.
Belford Roxo – A Polícia Civil prendeu neste domingo (20) Adriana Vargas dos Anjos, coordenadora técnica do Laboratório PCS Saleme, em Belford Roxo. Ela é suspeita de participar da emissão de laudos falsos que resultaram na contaminação de seis pacientes por HIV.
A Delegacia do Consumidor (Decon) investiga o caso e revelou que Adriana teria ordenado a redução no controle de qualidade para diminuir custos. O depoimento de Ivanilson Santos, um técnico preso na primeira fase da operação, corroborou essa informação.
De acordo com as autoridades, os testes, que antes eram realizados diariamente, passaram a ser feitos semanalmente, comprometendo a segurança dos pacientes.
Detalhes da Operação
Na segunda fase da “Operação Verum”, além da prisão de Adriana, dois sócios do laboratório foram ouvidos e liberados. A operação cumpriu um mandado de prisão e oito mandados de busca e apreensão. O Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) apoia a ação, e documentos e materiais apreendidos continuam sob análise.
Consequências para o Laboratório
O Ministério Público do Rio de Janeiro informou que o laboratório já emitiu diversos resultados falsos para HIV, incluindo exames realizados em crianças. O laboratório enfrenta várias ações indenizatórias devido à sua conduta. Segundo o MP, essa prática demonstra uma indiferença pela vida dos clientes e da população.
LEIA TAMBÉM
- Café Pequeno recebe “Cuidado quando for falar de mim”
- “Cuidado quando for falar de mim” na Sede da Cia dos Atores
- Filha de médico contesta uso de nome em laudo falso de Marçal
- SP obriga laboratórios privados a notificar casos de coronavírus
- Marçal ignora a justiça e cria novo perfil no Instagram
Perguntas Frequentes sobre o Caso
Quem foi presa pela polícia?
Adriana Vargas dos Anjos, coordenadora técnica do Laboratório PCS Saleme.
Qual é a acusação contra ela?
Ela é suspeita de emitir laudos falsos que resultaram na contaminação de seis pacientes por HIV.
O que revelou a investigação?
Adriana teria ordenado a redução no controle de qualidade dos testes para cortar custos.
O que aconteceu na segunda fase da operação?
Dois sócios do laboratório foram ouvidos e liberados, e documentos foram apreendidos.
Quais são as consequências para o laboratório?
O laboratório enfrenta várias ações indenizatórias por emitir resultados falsos, incluindo exames em crianças.