Galpão da Cidadania: Marco na Luta contra a Fome e a Pobreza

Evento de pré-lançamento da Aliança Global no G20 ocorre em local simbólico no Rio de Janeiro

Daniel Souza, filho do sociólogo Betinho: uma sociedade mais justa e igualitária se constrói no coletivo, com políticas duradouras e eficientes contra a fome e em defesa da cidadania. Foto: Felipe Neiva / SERES
Daniel Souza, filho do sociólogo Betinho: uma sociedade mais justa e igualitária se constrói no coletivo, com políticas duradouras e eficientes contra a fome e em defesa da cidadania. Foto: Felipe Neiva / SERES

Rio de Janeiro – O Galpão da Cidadania, lugar escolhido para o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, é repleto de história e simbolismos. A estrutura abriga a sede da Organização Não Governamental Ação da Cidadania, criada há 31 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, para arrecadar alimentos para milhões de brasileiros que estavam abaixo da linha da pobreza. A ONG é referência internacional na atuação pelo direito à alimentação.

Resumo da Notícia

  • O Galpão da Cidadania é o local escolhido para o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
  • O evento ocorrerá no dia 24 de julho com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades internacionais.
  • O galpão, construído pelo abolicionista André Rebouças, fica perto do Morro da Providência e do Cais do Valongo.

O que aconteceu?

Histórico e Simbolismo do Galpão da Cidadania

O Galpão da Cidadania está localizado perto do Morro da Providência e do Cais do Valongo, antigo ponto de desembarque de escravizados no Rio de Janeiro. O galpão foi construído em 1871 pelo engenheiro afrodescendente André Rebouças, um dos maiores abolicionistas brasileiros. Em 2003, a Ação da Cidadania recebeu o Armazém Docas D. Pedro II do Governo Federal, transformando-o em sua sede.

Evento no G20

O evento de pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza ocorrerá às 11h do dia 24 de julho, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades de diversos países. Eles formalizarão documentos que permitirão a adesão de nações interessadas no pacto pela redução da fome e da pobreza. A aliança é a principal medida do Brasil durante sua presidência no G20 e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visam eliminar a pobreza extrema até 2030.

Estrutura do Galpão

Com 14 mil metros quadrados, o galpão tem as laterais e a fachada tombadas e foi reformado pelo arquiteto Hélio Pelegrino. Atualmente, o espaço abriga o Centro Cultural Ação da Cidadania, onde ocorrem plenárias, palestras, encontros, oficinas e cursos de capacitação gratuitos. O espaço também é alugado para grandes eventos como festas, feiras, congressos, shows e apresentações culturais.

Ação da Cidadania e o G20

A Ação da Cidadania, fundada em 1993, é uma entidade que combate a fome e a pobreza há 31 anos. Daniel Souza, presidente do Conselho da ONG e filho do sociólogo Betinho, destaca a importância da sede da organização como local de debates sobre questões econômicas e diplomáticas globais. “As futuras gerações vão nos perguntar como deixamos a fome chegar a esse ponto em um mundo que produz comida suficiente para todos. A nossa resposta precisa começar agora”, afirma Daniel Souza.

Visitação e Estrutura

Durante o evento, os integrantes do G20 e convidados poderão conhecer a estrutura física e logística da Ação da Cidadania, que contribui para a segurança e a soberania alimentar. O local conta com uma Cozinha Solidária, que prepara e distribui 1000 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e uma área de Agroecologia com hortas urbanas. Além disso, o Banco de Alimentos atua na captação, recebimento e entrega de alimentos e insumos.