Global Citizen NOW chega ao Rio de Janeiro com a presença de líderes mundiais

Rio de Janeiro contará com apoio de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil; e com a presença de Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil; Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, entre outros.

Redacao
Por Redacao
6 Min Read

Rio de Janeiro, Nova York — A Global Citizen, a principal organização de advocacy do mundo com a missão de acabar com a pobreza extrema, anunciou hoje que sua cúpula de ação Global Citizen NOW chegará ao Brasil, com evento marcado para o dia 17 de novembro, na véspera da Reunião de Líderes do G20 de 2024, quando líderes mundiais estarão reunidos no Rio de Janeiro.

À medida que a comunidade global entra em um ano decisivo, com o Brasil sediando tanto a Reunião de Líderes do G20 em 2024 quanto a Cúpula COP 30 em Belém em 2025, o Global Citizen NOW: Rio de Janeiro tem o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil, e reunirá vozes e inovadores de destaque dos setores governamentais, empresariais e de advocacy para um programa dinâmico focado em impulsionar ações decisivas para derrotar a pobreza e defender o planeta. Entre os participantes estarão líderes mundiais, como; Janja Lula da Silva, Primeira-Dama do Brasil; Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia; líderes do setor público, incluindo Dr. Fatih Birol, Diretor Executivo da Agência Internacional de Energia; líderes do setor privado, como Tarciana Medeiros, Presidente do Banco do Brasil; e Doron Avni, Vice-Presidente de Relações Governamentais e Políticas Públicas para Mercados Emergentes do Google; líderes climáticos como Laurence Tubiana, CEO da Fundação Europeia do Clima; e inovadores culturais, como o músico e filantropo indicado duas vezes ao Grammy Latino, ALOK.

Global Citizen NOW: Rio de Janeiro será organizado pela Global Citizen, pelo Governo do Brasil e pela Presidência do G20 de 2024. O evento é apresentado pelo Banco do Brasil, com os parceiros organizadores Pacto Global da ONU Rede Brasil e Re:wild, o parceiro político Open Society Foundations, e apoiado por GoogleTeneo e FGV.

As sessões no Global Citizen NOW: Rio de Janeiro serão focadas em impulsionar ações decisivas para defender nosso planeta, acabar com o desmatamento de florestas tropicais, acelerar a transição energética justa, amplificar as demandas de líderes indígenas, defensores da terra e da sociedade civil para os líderes mundiais, fortalecer a segurança alimentar global e acelerar o financiamento climático mais e melhor.

Doron Avni
Doron Avni

“Neste momento tão importante, para o Brasil e o Mundo, quando recebemos no Rio líderes mundiais para o G20 e caminhamos para a COP 30 do próximo ano em Belém, o Brasil estará no centro da definição da agenda global de desenvolvimento sustentável. Este é um momento crucial, não só para a nossa nação, mas para o nosso planeta, à medida que enfrentamos desafios sem precedentes que exigem uma ação unificada e decisiva”, afirma Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil. “Nesse momento temos a honra de receber também a Global Citizen no Rio de Janeiro para sediar o Global Citizen NOW, um fórum que reunirá líderes de todos os setores para protegermos o meio ambiente, enfrentarmos a crise climática, a fome global e as profundas desigualdades sociais que afetam milhões de pessoas. Esta é uma oportunidade única de trabalharmos juntos para criar soluções duradouras para o nosso planeta e a sua população”, finaliza.

Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva

“Receber o primeiro Global Citizen NOW na América Latina, na cidade do Rio de Janeiro, nos dá a oportunidade de ampliar a mobilização e a cooperação frente à urgência de transformar realidades e combater as desigualdades em todo o mundo. E também mostrar que o Brasil está liderando pelo exemplo, seja nos fóruns internacionais ou na condução de políticas no país, priorizando o enfrentamento à fome e à pobreza, à crise climática e na proteção da Floresta Amazônica”, afirma Janja Lula da Silva, Primeira-dama do Brasil. “Vivemos um momento histórico, onde termos espaços de diálogo reunindo atores governamentais, organizações da sociedade civil, setor privado, ativistas e lideranças se torna ainda mais relevante. Com a COP30 em Belém do Pará em 2025, teremos pessoas do mundo inteiro debatendo sobre o futuro do Planeta com os pés nesse território ancestral, para que este nos inspire a trabalhar juntos nas soluções para construirmos um desenvolvimento mais sustentável e menos desigual”, explica.


LEIA TAMBÉM

“Como as questões de pobreza extrema e mudança climática estão intrinsecamente ligadas, a Global Citizen há muito tempo defende nosso planeta, ciente de que os impactos da crise climática atingem primeiro e com mais força as comunidades marginalizadas”, disse Hugh Evans, Co-Fundador e CEO da Global Citizen. “No G20 deste ano, no Rio de Janeiro, vamos chamar as economias mais ricas do mundo a agir para proteger a floresta amazônica, aumentar os investimentos em energia renovável e amplificar as vozes das comunidades na linha de frente da proteção ambiental”, adianta.

Esta é a primeira edição do Global Citizen NOW a ocorrer na América Latina, dando continuidade à expansão internacional da cúpula, que reuniu líderes globais em Nova York e Melbourne no início deste ano.

Compartilhe esta notícia