Rio de Janeiro – O governador Cláudio Castro lançou, nesta quarta-feira (23/10), dois novos projetos para ampliar a proteção da população idosa no estado: o Disque Idoso 165 e a Patrulha 60+. As iniciativas são coordenadas pela Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) e pela Polícia Militar, e têm como objetivo fortalecer a rede de atendimento aos idosos, proporcionando mais segurança e acolhimento.
O Disque Idoso 165 oferece um canal de comunicação 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender as demandas da população acima de 60 anos, incluindo denúncias de violência, orientações de saúde e apoio jurídico. Além disso, foi lançado o aplicativo “Disque Idoso 165”, disponível para Android e IOS, que conta com funcionalidades como botão de pânico e agenda de compromissos.
Disque Idoso 165: atendimento 24h para a terceira idade
O Disque Idoso 165 é uma plataforma pioneira no país, desenvolvida para atender às necessidades da população idosa e suas redes de apoio. Com uma central já em funcionamento, o canal oferece suporte para denúncias de maus-tratos, orientações sobre serviços públicos e acompanhamento jurídico.
Segundo a superintendente da Pessoa Idosa da Seijes, Licia Mattesco, o serviço é uma resposta ao aumento das denúncias relacionadas a idosos no estado, que possui a segunda maior população idosa do Brasil.
Patrulha 60+: segurança reforçada em áreas de maior concentração de idosos
Além do Disque Idoso, o governo também anunciou o lançamento da Patrulha da Pessoa Idosa 60+, uma nova unidade da Polícia Militar que será dedicada ao atendimento especializado de idosos em situação de vulnerabilidade. A patrulha funcionará 24 horas por dia, com viaturas circulando nos bairros de Copacabana, Leme e Niterói, áreas com alta concentração de pessoas idosas.
Marcelo Menezes, secretário da Polícia Militar, afirmou que os policiais receberam treinamento especializado para lidar com as demandas da terceira idade e prestar o acolhimento necessário.
LEIA TAMBÉM
- Disque Denúncia recebe 31 informações sobre morte de Marielle Franco
- PRF faz parceria com Disque Denúncia para combate ao crime organizado
- Disque 100 recebe mais de 121 mil denúncias no primeiro trimestre
- Ministério da Igualdade Racial estuda criar Disque Racismo
- ‘PATRULHA DO DESTINO’ RETORNA EM 12 DE OUTUBRO NA HBO MAX
Perguntas frequentes sobre o Disque Idoso 165 e Patrulha 60+
Como funciona o Disque Idoso 165? O Disque Idoso 165 é um serviço de atendimento telefônico 24 horas por dia, voltado para a população idosa. Ele oferece suporte em casos de violência, orientações de saúde, e assistência jurídica.
O que é o botão de pânico do aplicativo? O botão de pânico é uma funcionalidade do aplicativo Disque Idoso 165 que, ao ser acionado, envia um alerta imediato para a Polícia Militar, em casos de violência ou situações de emergência.
Quais áreas serão atendidas pela Patrulha 60+? Inicialmente, a Patrulha 60+ atuará nos bairros de Copacabana, Leme e em Niterói, com patrulhas circulando 24 horas por dia.
Como a população pode acionar a Patrulha 60+? A população idosa pode acionar a patrulha pelo número de telefone 99182-2072, que estará disponível diretamente para as equipes de patrulhamento.