Guarda Municipal atuará com 213 agentes na abertura do Carnaval Rio 2020 em Copacabana

O esquema operacional da Guarda Municipal contará com apoio de 20 viaturas e 14 motos

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

A Guarda Municipal do Rio montou esquema operacional com 213 guardas municipais (sendo 32 agentes de trânsito) para o patrulhamento do evento de abertura do Carnaval Rio 2020, que acontece das 13h às 18h deste domingo, dia 12, na Praia de Copacabana, na Zona Sul. O evento é organizado pela Riotur e contará com a final do concurso da Corte Real na folia, Bloco da Favorita e diversas atrações musicais.

O esquema operacional da Guarda Municipal contará com apoio de 20 viaturas e 14 motos, além de rádios de transmissão e smartphones utilizados para a comunicação entre as equipes que estarão patrulhando a orla e ruas internas do bairro. O Centro de Comando e Controle Móvel ficará estacionado na Avenida Atlântica, esquina com a Rua República do Peru.

A operação contará com agentes do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) atuando no entorno das estações do metrô Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, em ação preventiva de patrulhamento em apoio ao público e com foco na promoção da sensação de segurança. As ações serão integradas com as forças policiais, por meio do programa Rio+Seguro, que associa planejamento, inteligência e tecnologia na prevenção à desordem urbano e aos pequenos delitos no bairro de Copacabana. Os agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar atuarão em ações conjuntas e no compartilhamento de informações para promover a segurança do evento.

Controle e fiscalização de trânsito – Com planejamento à parte, a Subdiretoria Técnica de Trânsito da Guarda Municipal vai atuar com 32 agentes no controle dos pontos bloqueios viários determinados pela CET-Rio para o evento. Guardas municipais do Grupamento Especial de Trânsito da Zona Sul já estarão atuando desde as 7h na implantação da área de lazer da Avenida Atlântica, além das missões de rotina na fiscalização de trânsito no bairro de Copacabana. As equipes terão o suporte de rádios transmissores e smartphones para o contato direto com o Centro de Operações (COR), permitindo a comunicação imediata em situações de emergência ou em relação a mudanças de sinalização, priorizando a fluidez e a escoação do público ao término do evento.

Compartilhe esta notícia