Na última terça-feira, dia 20 de agosto, representantes do HotéisRIO, entidade que representa os meios de hospedagem da cidade do Rio de Janeiro, acompanhados por uma comitiva de hoteleiros de Santa Teresa e pela Amesanta, Associação do Polo Turístico, Gastronômico e Cultural de Santa Teresa, estiveram na sede da Águas do Rio para discutir os problemas recorrentes de abastecimento hídrico na região. A falta de água tem impactado diretamente a operação hoteleira, além de bares e restaurantes locais, prejudicando não apenas os moradores, mas também o comércio e o turismo no bairro, gerando prejuízos financeiros e de imagem.
LEIA TAMBÉM
- HotéisRIO lidera reuniões junto às subprefeituras em busca de soluções para a hotelaria de cada região
- HotéisRIO e Embratur em prol do turismo carioca
- HotéisRIO debate G20, Perse e ações de segurança
- Site oferece diárias a um real com hospedagem até dezembro de 2023
- Proposta prevê hospedagem de profissionais da saúde durante pandemia
A reunião contou com a participação dos seguintes executivos da Águas do Rio: diretor institucional da Águas do Rio, Sinval Andrade, diretor-executivo, Renan Mendonça, e a coordenadora de operações Thaisy Gago. No encontro, todos os participantes tiveram a oportunidade de expor suas demandas e entender, da parte da concessionária, as razões para as frequentes interrupções no abastecimento, bem como o trabalho em curso para solucionar os problemas emergenciais que afetam o fornecimento de água. A empresa apresentou um panorama das obras e investimentos planejados para a região, além de ações já realizadas.
Santa Teresa, por estar localizada em uma área de fim de linha e em uma altitude elevada, enfrenta desafios específicos no abastecimento de água. A Águas do Rio destacou que essas particularidades estão sendo monitoradas de perto por sua equipe técnica.
Entre as medidas acordadas no encontro, ficou decidido que a comunicação sobre as obras que causem interrupções será aprimorada, permitindo que os empresários possam se planejar melhor. Além disso, foi solicitado que as manutenções programadas não ocorram durante os fins de semana, período de maior movimentação no bairro. Outras ações foram alinhadas para garantir que as demandas do empresariado local sejam atendidas de forma eficaz.
Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a questão do abastecimento de água em Santa Teresa tem causado impactos significativos não apenas nos hotéis, mas em todo o setor turístico e comercial do bairro. “O diálogo com a Águas do Rio foi essencial para entendermos os desafios enfrentados e as soluções que estão sendo desenvolvidas. Acreditamos que, com uma comunicação mais clara e medidas preventivas, conseguiremos mitigar os efeitos das interrupções e garantir a continuidade das operações, principalmente nos momentos de maior demanda. Santa Teresa é um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro e é fundamental que possamos garantir uma experiência de qualidade para todos os visitantes”.
Já o diretor da Águas do Rio, Sinval Andrade, destacou a importância da proximidade com o HoteisRIO e a Amesanta: “Estamos enfrentando problemas históricos do sistema de água da região com investimentos em equipamentos, tecnologia e ações operacionais. Temos consciência que fazemos parte da cadeia produtiva dos hotéis e do comércio local, por isso a parceria com as entidades representativas locais é fundamental para cumprirmos nossa missão”.