Inverno no Rio de Janeiro registra recorde de calor: Saiba qual foi o bairro mais quente

18 de setembro de 2023
Leia em 1 minuto
Rio de Janeiro - Foto: @alexsoaresrio via Instagram.
Rio de Janeiro - Foto: @alexsoaresrio via Instagram.

Nesta segunda-feira (18/09), foi registrada a temperatura mais alta do inverno, até o momento. De acordo com o Sistema Alerta Rio, os termômetros chegaram a 41°C no bairro de Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro.  O recorde anterior da estação foi de 40,0°C dia 24 de agosto em Irajá também.

“O calor deve permanecer nos próximos dias, pelo menos até sexta-feira. Na quarta-feira, a gente tem um ligeiro declínio da temperatura, por conta da atuação de ventos úmidos vindos do oceano. A temperatura cairá um pouco, mas continuará quente. Teremos registros acima dos 35° C ao longo da semana. Existe uma massa de ar quente atuando em boa parte do país e influenciando o tempo aqui na cidade do Rio também. Quanto mais longe do litoral, mais longe ficamos do efeito de brisa, com isso, os bairros das zonas Norte e Oeste são mais quentes. Em relação ao fenômeno El Niño, ele é de grande escala e influencia a América do Sul e a região Sudeste, onde o Rio de Janeiro se encontra, deixando as temperaturas acima da média”, explica Raquel Franco, meteorologista chefe do Alerta Rio.

Nesta terça-feira (19/09) o tempo permanecerá estável, com céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados. Destaca-se que no período da tarde de terça-feira (19/09) e sexta-feira (22/09) a umidade relativa do ar poderá atingir valores entre 21% e 30%, considerados índices de atenção segundo a Organização Mundial da Saúde.

Para se proteger do calor intenso, basta seguir as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, manter-se bastante hidratado, evitar atividades ao ar livre, passar protetor solar, usar roupas leves, entre outros.

Mais Lidas

Colunas

Newsletter

Banner

Leia Também

Eduardo Paes

Eduardo Paes anuncia redução na proporção de monitores para alunos autistas

Prefeito atende demanda de vereadores e…
Alerj - Foto: Reprodução

Colégio militar em Deodoro gera debate na Alerj

Discussão sobre modelo militar de ensino…