A Cedae vai realizar nesta terça-feira (26) a manutenção preventiva anual do Sistema Guandu. O serviço será paralisado à meia-noite e deve se estender até as 22h, podendo afetar o abastecimento de água para mais de 10 milhões de pessoas no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. A intervenção é necessária para preparar o sistema para o verão, quando o consumo de água atinge o pico.
A interrupção temporária do fornecimento afetará os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A antecipação do desligamento, inicialmente programado para as 4h, foi solicitada pelas concessionárias responsáveis pela distribuição de água, para a realização de serviços em suas estruturas durante o período de manutenção.
Mais de 500 profissionais estão envolvidos nos trabalhos, que incluem instalação de novos equipamentos, reparos diversos, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza de estruturas que não podem ser acessadas durante o funcionamento normal. Entre as melhorias previstas está a instalação de válvulas dos macromedidores, que permitem maior controle do fluxo e perdas no sistema.
O Sistema Guandu engloba a Estação de Tratamento de Água do Guandu e a Elevatória do Lameirão, que serão inspecionadas e terão equipamentos modernizados. A retomada da produção será gradual após a conclusão dos trabalhos, prevista para a noite de terça-feira.
Manutenção em São João da Barra
No mesmo dia, a Cedae fará manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água de São João da Barra, no Norte Fluminense. A intervenção será realizada entre 8h e 17h, interrompendo o fornecimento de água para o município.
A previsão é que o abastecimento seja normalizado em até 24 horas após o término dos reparos. Imóveis com caixas d’água ou cisternas não devem ser afetados, mas a companhia orienta os moradores a armazenar água e adiar atividades que exijam grande consumo. Em caso de necessidade, caminhões-pipa podem ser solicitados pelo telefone 0800-282-1195.