MetrôRio registra mais de 3,5 milhões de embarques durante o carnaval 2024

Estação mais movimentada foi a Central, com 256 mil entradas. Número de pagamento por aproximação foi de 729 mil embarques em todo o sistema metroviário durante o período de folia

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

O MetrôRio registrou mais de 3,5 milhões de embarques de passageiros durante os dias operação especial de carnaval, com funcionamento 24h do sistema. Entre os dias 09 e 13/02 e no fim de semana de Desfile das Campeãs (17 e 18/02), as estações de maior movimento durante a folia foram Central do Brasil/Centro, com 256 mil embarques; Carioca/Centro (234 mil embarques); Botafogo (208 mil embarques); General Osório/Ipanema (199 mil embarques) e Jardim Oceânico (198 mil embarques). Já o dia de maior movimentação de passageiros foi o domingo (11/02), com mais de 636 mil embarques em todo o sistema.

O pagamento por método NFC (Near Field Communication), por sua vez, teve registro de 729 mil embarques durante todo o período de folia. O número de uso da tecnologia por aproximação, representa 22% dos passageiros pagantes, superando o registro de pagamento com Cartão Unitário (15%).

O recorde de pagamento por aproximação este ano também foi no domingo (11/02), com 165 mil embarques realizados, o maior número diário já registrado, desde que a tecnologia foi implantada no metrô, em abril de 2019.

Mais de 37,7 milhões de embarques por NFC em cinco anos de uso da tecnologia no modal  

Desde a implementação do método de pagamento por aproximação no sistema metroviário, em 2019, até agora já são mais de 37,7 milhões de transações por tecnologia de aproximação nas 41 estações do sistema e nas linhas de ônibus do MNS.

Fazendo um recorte de janeiro a dezembro de 2023, por exemplo, o registro total de uso de NFC no sistema metroviário do Rio, foi de mais de 18,5 milhões de transações, um aumento de 48% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram feitos 12,5 milhões de pagamentos por NFC.

O MetrôRio foi o primeiro modal na América Latina a adotar uso da tecnologia por aproximação com o projeto de integração tarifária entre o metrô e ônibus do Metrô na Superfície (MNS), tendo a bandeira Visa como pioneira. O método de pagamento trouxe praticidade e rapidez no embarque dos passageiros do sistema, evitando filas e ainda o manuseio de dinheiro. O recurso está presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.

Nas bandeiras Visa e Elo, a tarifa é cobrada somente na primeira passagem, no momento do embarque nos ônibus ou no acesso às estações. O cliente pode completar a viagem em um intervalo de até duas horas sem uma nova cobrança.

Para usar o pagamento por aproximação, basta aproximar do validador da catraca o cartão de crédito, débito ou o dispositivo móvel habilitados com a tecnologia NFC, como celulares, relógios e pulseiras. O recurso permite economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.

Além disso, a concessionária conta com o Cartão Giro, no qual, os passageiros podem inserir créditos em poucos segundos por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro܂metrorio܂com܂br. O cartão de passagens do MetrôRio oferece descontos em parceiros de mobilidade, serviços e entretenimento.

Assuntos:
Compartilhe esta notícia