A modelo Yanca Ellen, de 24 anos, relatou ter vivido um episódio de racismo no Carioca Shopping, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (12). Yanca disse que foi acusada injustamente de roubo por um funcionário das Lojas Americanas após realizar suas compras no estabelecimento.
A jovem contou que entrou nas Lojas Americanas para comprar itens pessoais e pesquisar preços de materiais de papelaria, pois havia se matriculado recentemente na faculdade. Após adquirir alguns chocolates, saiu da loja. Cerca de 50 metros depois, foi abordada por um funcionário que exigiu verificar suas sacolas e bolsas.
LEIA TAMBÉM
- “Janaínas: Deusas do Mar” estreia este mês no Canal OFF
- O Carioca Shopping comemora 20 anos e anuncia expansão
- “Corpo Minado” aborda as complexidades da estrutura social
- Reforma administrativa é tema do “Canal Livre” deste domingo
- Guerra na Ucrânia é tema do ”Canal Livre” deste domingo
“Eu me senti coagida. O funcionário insistiu para ver minhas notas fiscais, alegando que as câmeras de segurança o alertaram sobre atividade suspeita”, escreveu Yanca em seu Instagram. Apesar de explicar que havia comprado apenas alguns chocolates, a modelo foi constrangida e solicitou que sua irmã fosse chamada para estar presente durante a revista.
A situação se tornou ainda mais constrangedora quando pessoas no shopping começaram a registrar o ocorrido. A chegada da Polícia Militar, em vez de aliviar a situação, apenas aumentou o desconforto de Yanca. “Os policiais não levaram a sério minha situação e ainda pareciam rir junto com o funcionário e o gerente da loja”, lamentou.
Foi humilhante e doloroso. Me senti como se minha integridade tivesse sido violada injustamente. Minha mãe, que está doente em casa, ficou arrasada ao ver as fotos e vídeos da situação
Yanca Ellen, modelo
O caso está sendo investigado pela 27ª Delegacia de Polícia (Vicente de Carvalho). Yanca expressou sua frustração com o atendimento recebido tanto no shopping quanto na delegacia. “Na delegacia, apenas um policial foi solidário e me deu todo o suporte e paciência possíveis. No restante, fui tratada com descaso”, afirmou.
O que dizem os envolvidos
Em nota a este jornalista, o Carioca Shopping lamentou o ocorrido e afirmou estar acompanhando de perto a apuração do caso. A Americanas, por sua vez, declarou que repudia qualquer abordagem indevida a seus clientes e está comprometida com o esclarecimento dos fatos. A empresa informou que está investigando o ocorrido para tomar as medidas necessárias.