25 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, fevereiro 27, 2025
InícioRio de JaneiroNa Baixada, população ajuda em obras de melhorias habitacionais do Governo do Rio

Na Baixada, população ajuda em obras de melhorias habitacionais do Governo do Rio

Neste fim de semana, a equipe do Trabalho Social do Programa Casa da Gente, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, esteve reunida com os moradores do Condomínio Valdariosa I, II e III, em Queimados, para apresentá-los o repertório de atividades sociais que serão realizadas durante o período de obras de reforma e melhorias previstas para o local.

A mobilização comunitária, a manutenção preventiva, o cuidado com o meio ambiente e a geração de renda estão entre as principais pautas a serem trabalhadas nessas atividades junto aos moradores. Na ocasião, também foram oferecidas diversas atividades de recreação para as crianças, enquanto os pais participavam do encontro.

Segundo o subsecretário de habitação da SEINFRA, Allan Borges, o trabalho social é um braço fundamental da política pública de habitação de interesse social desenvolvida pelo programa.

“As intervenções do trabalho social são essenciais para o modelo de política pública que estamos implementando. Todos nós sabemos que obras de grande vulto como essas sempre trazem certo transtorno e são essas equipes que têm a tarefa de atualizar as informações e dirimir possíveis dúvidas dos moradores”, ressaltou.

A ideia, de acordo com o subsecretário, é fazer com que os próprios moradores façam parte de todo o processo, seja na apresentação de ideias, seja colaborando na fiscalização.

“O objetivo é incluir os próprios beneficiários dessa política pública, para que eles tenham voz e participem de toda a construção junto conosco.  Ninguém conhece melhor do que eles os reais problemas enfrentados no local onde moram. Portanto, a experiência e o conhecimento deles são essenciais. Acabou-se o tempo em que o poder público impõe à população o que é ‘melhor’. Aqui no Casa da Gente, nós construímos em conjunto”, completou Allan.

O Casa da Gente faz parte do Programa Estadual de Habitação de Interesse Social, promovido pelo Governo do Estado, e tem como objetivo atender às necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas, garantindo acesso à moradia digna com padrões de sustentabilidade, segurança e habitabilidade.

O Programa inclui a construção de 50 mil unidades nos próximos 5 anos e prevê, ainda, a reforma de 60 conjuntos habitacionais com mais de uma década de construção, a promoção da regularização fundiária de áreas de interesse social e da assistência técnica habitacional de interesse social (ATHIS) com subsídios às melhorias habitacionais.

Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online