33.8 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, dezembro 3, 2020
- Publicidade -

ONG diz que Maré acumula mais de 700 suspeitas de covid-19 sem teste

- Publicidade -
- Publicidade -

O Complexo de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, tinha ao menos 713 suspeitas de covid-19 que não foram descartadas ou confirmadas por testes até o dia 22 de junho, segundo o boletim “De Olho no Corona!”, divulgado hoje (26) pela organização não-governamental Redes da Maré. O levantamento também aponta que 29 pessoas mortas não tiveram o diagnóstico cravado com relação à doença.

“Observa-se, assim, que a parcela de pessoas sintomáticas na Maré que não tiveram acesso a testagem ou diagnóstico continua em torno de 70%”, avalia a Redes da Maré, que comparou os números levantados com os 75 óbitos e 297 casos confirmados na região até 22 de junho.  

- Publicidade -

O complexo de favelas tem o maior número de casos e de óbitos entre as comunidades da capital fluminense, tanto no o painel de dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quanto no Painel Covid-19 nas Favelas, organizado pelo jornal Voz das Comunidades. Com mais de 100 mil habitantes, o complexo de favelas somava até ontem (26) 324 casos confirmados e 78 óbitos.

Quando observados apenas os casos confirmados, a ONG ainda avalia que os números da semana encerrada em 22 de junho apontam aceleração no avanço da doença. “Esses números indicam que o ritmo de expansão da covid-19 na Maré, que havia desacelerado na semana anterior, voltou a aumentar. Entre os dias 08 e 15/06, os casos confirmados aumentaram 7% (de 241 para 258) e os óbitos 3% (de 65 para 67). Já na semana de 16 a 22/06, os casos confirmados subiram 15%, de 258 para 297, enquanto os óbitos tiveram um aumento de 11%, de 67 para 75 óbitos confirmados”, descreve o texto do boletim.

A Rocinha, na zona sul, é a segunda comunidade do Rio de Janeiro com mais casos e óbitos por covid-19, segundo o Painel Covid-19 nas Favelas, que contabiliza 284 diagnósticos e 61 vítimas. Já no balanço da SMS, foram 267 casos confirmados e 59 óbitos até ontem. 

No painel municipal, o Jacaré, na zona norte, tem 281 casos, com mais confirmações que a Rocinha, e 35 mortes. Os números são os mesmos informados pelo Voz das Comunidades.

Operações policiais

O boletim da ONG Redes da Maré também traz dados sobre operações policiais nas comunidades do Complexo da Maré durante a pandemia. Segundo a Redes, foram realizadas quatro operações policiais desde o início do isolamento social, durante as quais uma pessoa foi morta. Os confrontos suspenderam as atividades de unidades de saúde locais em três dias.

A ONG compara que, no mesmo período do ano passado, aconteceram 16 operações policiais no complexo de favelas, durante as quais houve 15 mortes e 19 pessoas feridas. A suspensão de atividades nos serviços de saúde no mesmo período do ano passado ocorreu em nove dias.

Durante o isolamento social, o Complexo da Maré teve 35 tiroteios entre grupos de criminosos armados, que causaram três mortes e deixaram uma pessoa ferida. O número de confrontos foi maior que em 2019, quando ocorreram 22 tiroteios entre esses grupos. Apesar disso, o número de vítimas foi menor, já que, no ano passado, os confrontos entre grupos armados deixaram 11 mortos.

“A totalização do número de vítimas nas operações policiais e nas ações violentas entre os grupos armados mostra uma substancial redução da violência letal na Maré durante o isolamento social. Comparando o período de 16/03 a 20/06 de 2020 com o mesmo período de 2019, o número de mortos caiu de 26 para quatro e o de feridos, de 28 para oito”, diz a ONG, que avalia: “a redução do número de operações policiais nesse período contribuiu decisivamente para garantir, sobretudo, o direito à vida na Maré”.

Uma das quatro operações contabilizadas pelo boletim durante o isolamento social ocorreu depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que limitou a ocorrência de ações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia de covid-19. A decisão do STF afirma que as operações só podem ocorrer em casos excepcionais, que devem ser justificados por escrito pela autoridade competente e comunicadas ao Ministério Público estadual.

“Como resultado da ação, três pessoas ficaram feridas e precisaram ser socorridas em unidades de saúde da região, já sobrecarregadas em função da covid-19”, diz a ONG, que informa que a operação foi realizada no dia 17 de junho pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Procurada pela Agência Brasil, a Polícia Militar respondeu que “o policiamento ostensivo está atuando nas ruas, praias e outras áreas de lazer em todo Estado visando o distanciamento social para conter o avanço do novo coronavírus conforme os decretos estaduais e municipais em vigor”.

Ainda segundo a Secretaria Estadual de Polícia Militar, “há locais que podem vir a ter eventos não autorizados e com aglomeração, onde devido às características precisam de mobilização de recursos operacionais visando resguardar a vida da população local, policiais militares envolvidos e demais pessoas que circulam nestas regiões. Estas áreas com atuação de grupos criminosos demandam ações preventivas e planejamento prévio, que, quando constantes, frustram tal tipo de ocorrência, trabalho este que vem sendo limitado diante da decisão judicial do do Supremo Tribunal Federal vigente no Estado do Rio de Janeiro”.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Defesa Civil amplia serviço de alerta de riscos de desastres

Rio de Janeiro é mais uma vez pioneiro em ferramenta de prevenção via celular. População poderá receber informes meteorológicos, hidrológicos e geológicos por Whatsapp e Telegram

Thiers Montebello é reeleito presidente do TCMRJ

Na mesma ocasião, foi eleito vice-presidente, o conselheiro Luiz Antonio Guaraná; e reeleito corregedor, o conselheiro Ivan Moreira. Todos os três receberam quatro votos favoráveis e um em branco. A diretoria cumprirá mandato durante o biênio 2021-2022.

Ex-presidente da França, Giscard d’Estaing, morre aos 94 anos

Giscard, que comandou a França de 1974 a 1981, havia sido hospitalizado recentemente em Tours, no oeste do país, e estava em tratamento na unidade de cardiologia, segundo a rádio Europe 1, que primeiro noticiou a morte.

Últimas Notícias

Fátima Bernardes revela estar com câncer no útero

A jornalista recebeu imediatamente o apoio de colegas do jornalismo e de diversas celebridades que mostraram sua solidariedade.

Defesa Civil amplia serviço de alerta de riscos de desastres

Rio de Janeiro é mais uma vez pioneiro em ferramenta de prevenção via celular. População poderá receber informes meteorológicos, hidrológicos e geológicos por Whatsapp e Telegram

Tutto Nhoque lança Ceia de Natal

Tutto Nhoque Botafogo e Jardim Botânico vão servir menu de Natal durante todo o mês de dezembro, com entrada, prato principal e sobremesa.

Thiers Montebello é reeleito presidente do TCMRJ

Na mesma ocasião, foi eleito vice-presidente, o conselheiro Luiz Antonio Guaraná; e reeleito corregedor, o conselheiro Ivan Moreira. Todos os três receberam quatro votos favoráveis e um em branco. A diretoria cumprirá mandato durante o biênio 2021-2022.

Ex-presidente da França, Giscard d’Estaing, morre aos 94 anos

Giscard, que comandou a França de 1974 a 1981, havia sido hospitalizado recentemente em Tours, no oeste do país, e estava em tratamento na unidade de cardiologia, segundo a rádio Europe 1, que primeiro noticiou a morte.

Flip 2020 começa hoje pela primeira vez em formato virtual

Algumas mesas e cenas foram gravadas em Paraty, cidade histórica localizada na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro e que sedia a Flip desde 1993

Helen Hunt entra para o elenco da série “Blindspotting”

A Starz anunciou hoje que escalou a vencedora do Oscar® e do Emmy® Helen Hunt (“As Good As It Gets”, “Mad About You”, “The Sessions”) em Blindspotting — a série inspirada no provocativo e aclamado filme homônimo da Lionsgate e de Rafael Casal (“Bad Education”, “Are You Afraid of the Dark?”) e Daveed Diggs (“Snowpiercer”, “Hamilton an American Musical”, “Black-ish”).

Comissão da Pessoa com Deficiência realiza fiscalização de acessibilidade na cidade do Rio

Veículos que fazem transporte intermunicipal foram retirados de circulação e houve aplicação de multas.

Claudia Leitte é a convidada do Máquina da Fama

No Máquina da Fama deste sábado, 05 de dezembro, Patricia Abravanel recebe umas das maiores cantoras do Brasil, Claudia Leitte.

Rio Scenarium realiza a festa Brasil Pandeiro com Feyjão e Mosquito

E para deixar esse dia ainda mais brasileiro e com a cara do samba, a DJ Cris Panttoja coloca todo mundo para dançar na abertura e nos intervalos.

Vasco da Gama x Defensa Y Justicia: Confira escalações e onde assistir

No jogo de ida, realizado no Estádio Norberto Tito Tomaghello, deu empate em 1 a 1. Outro empate, mas sem gols, classifica o Vasco. Já se houver empate com dois ou mais gols marcados, a vaga é dos argentinos.

Prefeitura coíbe venda irregular de quentinhas na Barra da Tijuca

Como resultado, fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda vistoriaram 33 ambulantes e apreenderam 201 itens, entre eles 115 embalagens com refeições, sem procedência e vendidas sem as condições necessárias de armazenamento.

Arianne Botelho e Leandro Hassum estreiam o filme ‘Tudo Bem no Natal que Vem’ na Netflix

No longa, a atriz de 27 anos, que já é conhecida por seus trabalhos na TV Globo em ‘Lei do Amor, ‘Malhação’ e ‘Segredos de Justiça’, interpreta Aninha, filha de Jorge (Leandro Hassum).

“Mariah Carey’s Magical Christmas Special” estreia 4 de dezembro

O especial da Rainha do Natal apresenta uma programação espetacular repleta de estrelas, incluindo Tiffany Haddish, Billy Eichner, Ariana Grande, Jennifer Hudson, Snoop Dogg, Jermaine Dupri, Misty Copeland e Mykal-Michelle Harris

Defesa Civil amplia serviço de alerta de riscos de desastres

Rio de Janeiro é mais uma vez pioneiro em ferramenta de prevenção via celular. População poderá receber informes meteorológicos, hidrológicos e geológicos por Whatsapp e Telegram

Thiers Montebello é reeleito presidente do TCMRJ

Na mesma ocasião, foi eleito vice-presidente, o conselheiro Luiz Antonio Guaraná; e reeleito corregedor, o conselheiro Ivan Moreira. Todos os três receberam quatro votos favoráveis e um em branco. A diretoria cumprirá mandato durante o biênio 2021-2022.

Ex-presidente da França, Giscard d’Estaing, morre aos 94 anos

Giscard, que comandou a França de 1974 a 1981, havia sido hospitalizado recentemente em Tours, no oeste do país, e estava em tratamento na unidade de cardiologia, segundo a rádio Europe 1, que primeiro noticiou a morte.

GNT exibe a série “Amor e Sorte”

Criada por Jorge Furtado, a atração retrata desafios atuais, sem deixar de lado o humor. "todos nós estamos vivendo pela primeira vez a experiência de uma doença que atinge qualquer um, de qualquer lugar, a todo tempo

Alerj debate aumento do número de casos de covid-19

A reunião será transmitida ao vivo pela TV Alerj e pelo seu canal no YouTube. Estratégias de enfrentamento à pandemia e a política de vacinação do vírus também serão assuntos tratados no encontro

Jornalista inova e cria “festival” virtual sobre a Bélgica

Lives, webinários, apresentações e show fazem parte do festival belga criado pelo jornalista Marcos Junior Oliveira entre 06 e 13 de dezembro de 2020. Palestrantes (belgas e brasileiros e residentes em 6 estados) abordarão sobre a #enogastronomia, #empreendedorismo, #cultura e #turismo.
- Publicidade -