• Anuncie
  • Contato
segunda-feira, março 8, 2021
24 °c
Rio de Janeiro
Diário Carioca
Sem resultados
ver todos os resultados
  • Capa
  • Rio de Janeiro
  • Brasil
    • Ciência e Ambiente
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Economia
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Política
  • Esportes
    • Futebol
    • Botafogo
    • Flamengo
    • Fluminense
  • Estilo
    • Tecnologia
    • Carros
    • Viagem
    • Vasco da Gama
  • Horóscopo
  • Pop & Cult
    • Arte
    • Carnaval
    • Cultura
    • Famosos
    • Filmes e Séries
    • Giro Carioca
    • Livros
    • Música
    • Teatro
    • Televisão
    • Novelas
Diário Carioca
Sem resultados
ver todos os resultados
Diário Carioca
Sem resultados
ver todos os resultados
- Publicidade -
Diário Carioca Rio de Janeiro

Wilson Witzel sanciona seis leis de enfrentamento à pandemia de covid-19 no Rio de Janeiro

Por Redação do Diário Carioca
publicado há 8 meses
em Rio de Janeiro
Templo de Leitura:7minutos
A A
172.2k
Ações
302.1k
Views
FacebookTwitterWhatsapp
- Publicidade -

O governador Wilson Witzel também sancionou outras seis leis autorizativas. Os textos foram publicados no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (30/06). Entre as novas regras está a Lei 8.906/2020, que autoriza o Governo do Estado a liberar a realização de cultos e reuniões presenciais nas igrejas e templos religiosos de todos os credos durante o período de pandemia do Covid-19. A medida somente valerá quando não houver regulamentações e determinações das prefeituras e instituições sanitárias sobre o tema. 

A lei, no entanto, determina que medidas de higiene e distanciamento social de, no mínimo, um metro e meio devam ser adotadas no interior e exterior dos templos. Essa distância deverá ser sinalizada no chão e nos assentos disponíveis. O contato físico deverá ser evitado, seja por abraços, aperto de mão ou qualquer outra forma de cumprimento.

Leia Também

Museu Nacional/UFRJ inicia proteção dos ornatos e elementos artísticos do Paço e do Jardim das Princesas

Dia Internacional da Mulher: condutoras de trens do MetrôRio homenageiam passageiras

As instituições religiosas também deverão ceder gratuitamente máscara aos funcionários e frequentadores, além de disponibilizar álcool em gel em locais de fácil acesso. O uso de máscaras deverá ser fiscalizado, sendo proibida a entrada e circulação de pessoas sem a proteção facial. A temperatura dos fiéis deverá ser medida logo na entrada dos templos.

A norma também determina que os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sejam observados. “As igrejas prestam um serviço espiritual muito importante às famílias que perderam entes queridos por coronavírus. Não é o momento de proibir a atuação das entidades religiosas, obedecendo, é claro, a algumas medidas de segurança”, declarou o deputado Léo Vieira (PSC), autor original da medida. Os templos deverão estar devidamente higienizados, disponibilizando água e sabão em banheiros, cozinhas e refeitórios. Na entrada, deverão ser colocados cartazes informativos sobre as medidas sanitárias em andamento. Em relação aos mais vulneráveis ao vírus, a lei determina que esses fiéis optem preferencialmente pela participação não-presencial. A medida vale para pessoas com doenças cardiovasculares e pulmonares, câncer, diabetes e doenças tratadas com medicamentos imunossupressores e quimioterápicos. A mesma norma também valerá para pessoas transplantadas e casos atestados como suspeitos de coronavírus.

Também assinam o regulamento os deputados Brazão (PL), Samuel Malafaia (DEM), Chico Machado (PSD), Rosenverg Reis (MDB), Danniel Librelon (REP), Subtenente Bernardo (PROS), Coronel Salema (PSD), Capitão Paulo Teixeira (REP), Gustavo Tutuca (MDB), Bebeto (Pode), Rodrigo Amorim (PSL), Welberth Rezende (Cidadania), Filipe Soares (DEM), Alana Passos (PSL), Vandro Família (SDD), Marcelo Do Seu Dino (PSL), Márcio Canella (MDB), Val Ceasa (Patriota), Márcio Pacheco (PSC), Dionisio Lins (PP), Rosane Félix (PSD), Giovani Ratinho (PTC) e Fabio Silva (DEM). 

CAMPANHA DE TURISMO, CULTURA E NEGÓCIOS PÓS-PANDEMIA

Outra medida sancionada foi a Lei 8.909/2020, que autoriza o Governo do estado a instituir campanha de promoção ao setor de turismo, cultura, esporte, lazer e negócios imediatamente após a revogação do plano de contingência do coronavírus. A campanha prevê a disponibilização gratuita de espaços de divulgações turísticas das regiões e municípios do estado, a realização de parcerias com o setor privado, o fomento a desburocratização de concessões de licenças, alvarás e afins e a concessão de incentivos fiscais para os setores de Turismo, Cultura, Esporte, Lazer e negócios.

“Há perspectiva de fechamento de pequenos empreendimentos (lojas, comércios) além de pousadas, hotéis, hostels e pequenos negócios da cadeia econômica do turismo. Com a determinação de isolamento social, houve a redução drástica de afluência às praias, parques, museus, festas populares, feiras de negócios e de atividades culturais e esportivas, sendo inegável o impacto econômico”, justificou o autor original da medida, deputado Rodrigo Amorim (PSL). Também assinam a norma como coautores os deputados Vandro Família (SDD), Delegado Carlos Augusto (PSD), Alana Passos (PSL), Valdecy Da Saúde (PTC), Giovani Ratinho (PTC), Anderson Alexandre (SDD), Marina (PMB), Márcio Canella (MDB), Coronel Salema (PDS), Marcelo Do Seu Dino (PSL), Waldeck Carneiro (PT), Dionísio Lins (PP), Subtenente Bernardo (PROS), Samuel Malafaia (DEM), Bebeto (PODE), Renan Ferreirinha (PSB), Danniel Librelon (REP), Brazão (PL), Zeidan (PT), Alexandre Knoploch (PSL), Lucinha (PSDB), Welberth Rezende (Cidadania), Martha Rocha (PDT), Gustavo Tutuca (MDB), Marcelo Cabeleireiro (DC), Carlos Minc (PSB), Max Lemos (PSDB), João Peixoto (DC), Capitão Paulo Teixeira (REP), Luiz Paulo (PSDB), Eliomar Coelho (Psol), Renato Cozzolino (PRP), Gustavo Schmidt (PSL), Léo Vieira (PSC), Val Ceasa (Patriota), Jorge Felippe Neto (PSD). 

CONVÊNIO PARA FORNECER COMPUTADORES A ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA 

O Diário Oficial trouxe ainda a sanção da Lei 8.910/2020, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênios e parcerias com empresas de tecnologia da informação para fornecimento, por empréstimo, de computadores aos alunos da rede pública de ensino para uso em atividades escolares online durante a pandemia de coronavírus. O fornecimento dos computadores será feito através de comodato, um empréstimo ou cessão gratuita de qualquer bem em virtude da devolução posterior do mesmo. 

O contrato será celebrado entre o Poder Público e o responsável do aluno, que deverá estar matriculado na rede de ensino estadual ou na rede Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e comprovar de forma inequívoca a necessidade de receber o bem. Os responsáveis ou alunos maiores de idade deverão assinar um termo de recebimento, assumindo a responsabilidade pelo mesmo. Os equipamentos deverão ser devolvidos após o retorno das aulas presenciais, no prazo máximo de 15 dias. Ainda segundo a proposta, as empresas conveniadas poderão ceder equipamentos novos ou semi-novos, sendo computadores desktop ou laptop, desde que em bom estado de funcionamento e conservação. A manutenção e a atualização dos programas cedidos serão de responsabilidade do Poder Público, que poderá firmar convênios para atender a demanda. A norma prevê a regulamentação do governo. O Poder Executivo deverá disponibilizar na internet a lista das empresas que participarem do convênio e a quantidade de alunos que foram beneficiados com a norma.  
“As incertezas sobre o fim do ano letivo ganha os noticiários e também é tema de projetos na Alerj, com sugestões inclusive de suspensão do ano letivo, muitas vezes porque o aluno da rede estadual não tem um computador para acompanhar as aulas online. A falta de equipamentos traz um prejuízo irreparável para formação do aluno cujos pais não têm condições de adquirir. O objetivo da medida foi tentar um bom desfecho de ano letivo para todos”, declarou o deputado Carlos Macedo (REP), autor original do regulamento. Também assinam o texto como coautores os deputados Vandro Família (SDD), Marina Rocha (PMB), Brazão (PL), Lucinha (PSDB), Danniel Librelon (REP), Rosenverg Reis (MDB), Samuel Malafaia (DEM), Capitão Paulo Teixeira (REP), Gustavo Tutuca (MDB), Bebeto (Pode) e Valdecy da Saúde (PHS), Subtenente Bernardo (Pros), Alana Passos (PSL), Marcelo Do Seu Dino (PSL), Márcio Canella (MDB), Gustavo Schmidt (PSL), Val Ceasa (Patriota), Giovani Ratinho (PTC), Dionísio Lins (PP),Coronel Salema (PSD). 

INTERVENÇÃO DO GOVERNO EM HOSPITAIS PRIVADOS QUE SE RECUSEM A ATENDER INFECTADOS COM CORONAVÍRUS

A Lei 8.911/2020, que autoriza o Governo do Estado a interferir na rede privada de saúde na hipótese de recusa ao atendimento a pacientes com casos graves do coronavírus mediante justa remuneração a ser acordada contratualmente, também foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado. A recusa no atendimento poderá acontecer quando a unidade estiver com falta de insumos ou por falta de condições médicas apuradas e justificadas por uma junta de ao menos três profissionais. As despesas das unidades privadas deverão ser custeadas pelo Estado, conforme a Constituição Federal e a tabela do Sistema Único de Saúde. A medida valerá enquanto durar o plano de contingência do novo coronavírus.
A autora original da medida é a deputada Martha Rocha (PDT). Também assinam a lei como coautores os deputados Vandro Família (SDD), Marcelo Cabeleireiro (DC), Anderson Alexandre (SDD), Valdecy da Saúde (PHS), Alana Passos (PSL), Marin (PMB) Eliomar Coelho, Waldeck Carneiro (PT), Dionísio Lins (PP), Bebeto (Pode), Brazão (PL), Lucinha (PSDB), Max Lemos (PSDB), Carlos Minc (PSB), Danniel Librelon (REP), Renato Cozzolino (PRP), Capitão Paulo Teixeira (REP), Anderson Alexandre (SDD), Enfermeira Rejane (PCdoB), Monica Francisco (PSol), Marcio Canella (MDB), Giovani Ratinho (PTC), Val Ceasa (Patriota), Jorge Felippe Neto (PSD), Gustavo Schmidt (PSL), Coronel Salema (PSD), Subtenente Bernardo (PROS).

RENEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS 

O governador Wilson Witzel sancionou ainda a Lei 8.912/2020, que autoriza bancos e instituições financeiros a propor revisão contratual com redução de juros quando feita a pedido do consumidor ou por ofício. A medida também autoriza a carência mínima de 60 dias para início do pagamento de parcelas. A alteração contratual deverá ser informada previamente ao consumidor, possibilitando que ele possa recusar a proposta. A medida é de autoria dos deputados Max Lemos (PSDB), Vandro Família (SDD), Rodrigo Amorim (PSL), Alana Passos (PSL), Valdecy Da Saúde (PTC), Giovani Ratinho (PTC), Anderson Alexandre (SDD), Marina (PMB), Márcio Canella (MDB), Coronel Salema (PSD), Marcelo Do Seu Dino (PSL), Dionísio Lins (PP), Subtenente Bernardo (PROS), Waldeck Carneiro (PT), Bebeto (PODE), Samuel Malafaia (DEM), Luiz Paulo (PSDB), Brazão (PL), Zeidan (PT), Fabio Silva (DEM), Renato Cozzolino (PRP), Danniel Librelon (REP), Carlos Minc (PSB), Lucinha (PSDB), Capitão Paulo Teixeira (REP), Welberth Rezende (Cidadania), Martha Rocha (PDT), João Peixoto (DC), Gustavo Tutuca (MDB), Marcelo Cabeleireiro (DC), Alexandre Knoploch (PSL), André Ceciliano (PT), Val Ceasa (Patriota), Jorge Felippe Neto (PSD) e Gustavo Schmid (PSL). 

VALIDADE DE RECEITUÁRIOS 

A Lei 8.913/2020, que autoriza o Governo do estado a prorrogar até o fim da pandemia a validade das receitas para medicamentos de uso contínuo emitidas a partir do dia 16 de fevereiro deste ano, também foi sancionada. De acordo com a norma, os profissionais de saúde deverão ser orientados a prescrever receitas em letra de forma com validade prolongada para os pacientes que utilizam esses medicamentos. As regras somente serão válidas para as prescrições que ainda estão em poder do paciente. Receitas digitais também valerão, desde que acompanhadas do número de receita do profissional e da assinatura eletrônica.

“O objetivo da lei é diminuir o fluxo de pessoas em tempos de pandemia para evitar e reduzir a exposição dos pacientes”, escreveu a autora da medida, Mônica Francisco (PSol), na justificativa do texto. Também assinam o texto como coautores os deputados Vandro Família (SDD), Delegado Carlos Augusto (PSD), Jair Bittencourt (PP), Alana Passos (PSL), Valdecy Da Saúde (PTC), Giovani Ratinho (PTC), Anderson Alexandre (SDD), Marina (PMB), Márcio Canella (MDB), Coronel Salema (PSD), Dionísio Lins (PP), Waldeck Carneiro (PT), Eliomar Coelho (Psol), Subtenente Bernardo (PROS), Martha Rocha (PDT), Enfermeira Rejane (PCdoB), Luiz Paulo (PSDB), Renan Ferreirinha (PSB), Samuel Malafaia (DEM), Bebeto (PODE), Renata Souza (Psol), Flavio  Serafini (Psol), Marcelo Do Seu Dino (PSL), Brazão 9PL), Lucinha (PSDB), Carlos Minc (PSB), Gustavo Tutuca (MDB), Capitão Paulo Teixeira (REP), Renato Cozzolino (PRP), Val Ceasa (Patriota), Danniel Librelon (REP), Jorge Felippe Neto (PSD), Gustavo Schmidt (PSL), Welberth Rezende (Cidadania)

Tudo sobre: AlerjGoverno do Estado do Rio de JaneiroManchetes do DiaWilson Witzel
Notícia anterior

Horóscopo: Xuxa, Anita e Juliana Paes tem conflito entre carreira e vida pessoal neste momento raro de Marte em Áries

Próxima notícia

No Rio de Janeiro, vale social será renovado automaticamente durante a pandemia

Mais Notícias

Decisões foram tomadas pelo prefeito após a degradação do sistema de transporte - Divulgação/Prefeitura

Prefeitura do Rio de Janeiro fará licitação do BRT

Até que o BRT seja licitado, o município iniciará uma intervenção temporária para administrar de forma direta o sistema

Governo Presente: Hospital Modular de Nova Iguaçu será inaugurado em 15/04

Hospital Modular de Nova Iguaçu será inaugurado em 15/04

Anúncio foi feito pelo governador em exercício Cláudio Castro durante visita do Governo Presente Baixada ao município

Governo Presente: Nova Iguaçu ganha 2º maior Terminal Rodoviário do estado

Nova Iguaçu ganha 2º maior Terminal Rodoviário do estado

O local, que pertence à Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro (Coderte), é administrado...

Governo do Rio repassa mais de R$ 18 milhões a unidades de saúde de Mesquita

Governo do Rio repassa mais de R$ 18 milhões a unidades de saúde de Mesquita

O convênio com a prefeitura da cidade foi assinado nesta quarta-feira (03/03), segundo dia do programa Governo Presente na Baixada...

Foto: Julia Passos

Concessionárias de água esgoto terão que repor gratuitamente os hidrômetros furtados

Para ter direito ao benefício, o consumidor deverá apresentar o boletim de ocorrência do furto no momento da requisição do...

O prefeito Eduardo Paes cumprimenta o aluno Augusto na volta às aulas - Beth Santos/Prefeitura do Rio

Eduardo Paes e Ferreirinha acompanham início da nova etapa do ensino presencial em escola de São Cristóvão

A unidade é uma das 82 escolas da Prefeitura que reabriram as portas para os estudantes e, com isso, totalizou...

Coe quer ouvir os moradores da Grande Tijuca para atuar em melhorias na região – Ricardo Cassiano/Prefeitura do Rio

Grande Tijuca: Projeto itinerante vai ouvir os anseios da população

Com intuito de ouvir os moradores e saber com maior propriedade dos anseios da população, a Subprefeitura da Grande Tijuca...

Para a reconstrução, foram usados sacos de ráfia preenchidos com areia - Prefeitura do Rio

Prefeitura do Rio recupera escadas de acesso à Praia da Barra da Tijuca danificadas após ressacas

Com previsão de conclusão para esta sexta-feira, o trabalho irá devolver aos banhistas um total de 29 acessos

O encontro entre os secretários e empresários de Copacabana foi para debaterem alternativas de enfrentamento e superação dos problemas do bairro - Prefeitura do Rio

Prefeitura e empresários da gastronomia de Copacabana debatem alternativas para enfrentamento dos problemas do bairro

A Secretaria de Ação Comunitária, junto com as pastas de Assistência Social, do Meio Ambiente, de Ordem Pública e da...

A navegação é gratuita sem consumo do pacote de dados do usuário

Prefeitura do Rio disponibiliza aplicativo Rioeduca em Casa para IOS e Android

O programa possibilita a transmissão de aulas gravadas de professores para alunos e também por meio de videoconferência

Veja Mais
Próxima notícia

No Rio de Janeiro, vale social será renovado automaticamente durante a pandemia

Comentários post

Últimas Notícias

Jeepeira Rock’n’roll, Rita Lee estreia a 3ª temporada do podcast Papo De Jeepeiro
Carros

Jeepeira Rock’n’roll, Rita Lee estreia a 3ª temporada do podcast Papo De Jeepeiro

Horóscopo - Diário Carioca
Horóscopo

Horóscopo de terça-feira 09 de março de 2021

Duda Reis - Foto: Divulgação
Famosos

Duda Reis promove ação para o “Dia Internacional da Mulher”

morre-lucia-leme,-ex-apresentadora-do-sem-censura,-da-tv-brasil
Brasil

Morre Lúcia Leme, ex-apresentadora do Sem Censura, da TV Brasil

vetos-ao-marco-do-saneamento-podem-ser-votados-nesta-semana
Brasil

Vetos ao Marco do Saneamento podem ser votados nesta semana

Mais Lidas

  • Horóscopo

    Horóscopo de segunda-feira 08 de março de 2021

    172778 shares
    Share 69111 Tweet 43195
  • Horóscopo de domingo 07 de março de 2021

    172336 shares
    Share 68934 Tweet 43084
  • Horóscopo de quinta-feira 04 de março de 2021

    173403 shares
    Share 69361 Tweet 43351
  • Reforços do Vasco: Clube negocia com Zeca e analisa Tiquinho Soares e Musto

    172313 shares
    Share 68925 Tweet 43078
  • Horóscopo: como os signos influenciam nos negócios

    172249 shares
    Share 68900 Tweet 43062
- Publicidade -
Diário Carioca

© 2021 - Direitos Reservados

Links útei

  • Anuncie
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Quem Somos

Siga-nos

Sem resultados
ver todos os resultados
  • Capa
  • Rio de Janeiro
  • Brasil
    • Ciência e Ambiente
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Economia
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Política
  • Esportes
    • Futebol
    • Botafogo
    • Flamengo
    • Fluminense
  • Estilo
    • Tecnologia
    • Carros
    • Viagem
    • Vasco da Gama
  • Horóscopo
  • Pop & Cult
    • Arte
    • Carnaval
    • Cultura
    • Famosos
    • Filmes e Séries
    • Giro Carioca
    • Livros
    • Música
    • Teatro
    • Televisão
    • Novelas

© 2021 - Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies .