25.7 C
Rio de Janeiro
sábado, novembro 28, 2020
- Publicidade -

MetrôRio participa de seminário gratuito e com transmissão online sobre mobilidade urbana pós-pandemia

Evento, que acontece na próxima quinta-feira (05/11) em parceria com a Firjan e a SuperVia, abordará o impacto da crise nos transportes sobre trilhos

- Publicidade -

“O futuro da Mobilidade Urbana após a pandemia – Impactos nas concessões de transporte sobre trilhos”. Esse é o tema do seminário online e gratuito que acontece na próxima quinta-feira (05/11), promovido pela Firjan em parceria com o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e a SuperVia. Com transmissão pelo canal da federação no YouTube neste link https://bit.ly/3kHhyz2, o webinar reunirá especialistas nos ramos de mobilidade, arquitetura e advocacia, além de representantes de empresas que atuam no Rio de Janeiro e do governo.

O evento é voltado para empresários, acadêmicos, formuladores de políticas públicas e interessados no tema. A mesa de abertura contará com a participação do presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho, que discutirá “O futuro das concessões de mobilidade”, ao lado de Antônio Carlos Sanches, presidente da SuperVia, Márcio Hannas, presidente do VLT Carioca, e Mauro Viegas, presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan.

“Este seminário acontece num momento de extrema importância para a mobilidade urbana do Brasil e do mundo. Com a pandemia, tornou-se mais do que urgente repensar não apenas a estrutura e a logística dos transportes públicos, mas também as formas de financiamento, os modelos contratuais e a relação das concessionárias com os poderes concedentes. A crise nos oferece uma oportunidade única de modernizar as políticas públicas de mobilidade urbana do Rio de Janeiro”, destaca Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.

Ao longo da programação, haverá quatro painéis. O primeiro, às 10h, tratará da “Mobilidade Urbana na pandemia – Como os sistemas de mobilidade urbana ao redor do mundo têm se adaptado ao novo normal?”, com Alex Barron, diretor da Associate Transport Strategy Center – Imperial College London, e Eleonora Pazos, head América Latina da UITP. A mediação será de Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos. 

Em seguida, às 11h, com mediação de Jorge Rebelo, Lead Transport Specialist do Banco Mundial, os participantes Delmo Pinho, secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, e Murilo Leal, presidente da Agetransp, debaterão o “Futuro da mobilidade urbana no Rio de Janeiro”. 

Às 14h será a vez do painel “Planejamento Integrado – Redesenhando as cidades para uma nova mobilidade urbana: integrada, racional e sustentável”, com discussões entre Washington Fajardo, arquiteto e urbanista da Harvard Loeb Fellow, e Caio Vassão, arquiteto e urbanista, consultor em projetos de inovação urbana, pesquisador (RITe-USP) e professor no IED/SP. A mediação ficará por conta de Diego Garcia, gerente de Planejamento Estratégico e Inteligência de Mercado do MetrôRio.

Finalizando o encontro, Fernando Vernalha, sócio na Vernalha, Guimarães e Pereira, Marcos Ludwig, sócio na Veirano Advogados, Maurício Portugal, sócio na Portugal Ribeiro, e Rafael Pimentel, do departamento de Mobilidade e Logística do BNDES, vão conversar sobre os “Aspectos Regulatórios – A essencialidade da segurança jurídica para novos investimentos na mobilidade urbana”, mediados por Bruno Navega, da Comissão Especial de Direito Administrativo do Conselho Federal da OAB.

“O foco do seminário é avaliar os desafios para a mobilidade urbana com a pandemia do novo coronavírus. A nova dinâmica dos deslocamentos, imposta pela pandemia, fez diminuir o número de passageiros dos transportes coletivos. É fundamental discutir as ações a serem implementadas no estado do Rio e em outras localidades, de forma a garantir a qualidade do serviço e a sustentabilidade financeira das empresas”, destaca o presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan, Mauro Ribeiro Viegas Filho.

Programação:

Data: 05/11/20

9h – Abertura: “O futuro das Concessões de mobilidade”

Participantes: Mauro Viegas, presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan; Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio; Antônio Carlos Sanches, presidente da SuperVia; Márcio Hannas, presidente do VLT Carioca.

10h – Painel 1: “Mobilidade Urbana na pandemia – Como os sistemas de mobilidade urbana ao redor do mundo têm se adaptado ao novo normal?”

Participantes: Alex Barron, Associate Diretor da Transport Strategy Center – Imperial College London; Eleonora Pazos, Head América Latina da UITP.

Mediador: Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos.

11h – Painel 2: “Futuro da mobilidade urbana no Rio de Janeiro”

Participantes: Delmo Pinho, secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro; Murilo Leal, presidente da Agetransp. 

Mediador: Jorge Rebelo, Lead Transport Specialist do Banco Mundial.

14h – Painel 3: “Planejamento Integrado – Redesenhando as cidades para uma nova mobilidade urbana: integrada, racional e sustentável”

Participantes: Washington Fajardo, arquiteto e urbanista, da Harvard Loeb Fellow; Caio Vassão, arquiteto e urbanista, consultor em projetos de inovação urbana, pesquisador (RITe-USP) e professor no IED/SP. 

Mediador: Diego Garcia, gerente de Planejamento Estratégico e Inteligência de Mercado do MetrôRio.

15h – Painel 4: “Aspectos Regulatórios – A essencialidade da segurança jurídica para novos investimentos na mobilidade urbana”

Participantes: Fernando Vernalha, sócio na Vernalha, Guimarães e Pereira; Marcos Ludwig, sócio na Veirano Advogados; Maurício Portugal, sócio na Portugal Ribeiro; Rafael Pimentel, departamento de Mobilidade e Logística do BNDES. 

Mediador: Bruno Navega, da Comissão Especial de Direito Administrativo do Conselho Federal da OAB.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrU28uWBDTQD8O_5Q5Z7br0F6CPrj7H9Q

- Publicidade -

Veja Também

- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

- Publicidade -