Livro RioFilme: O cinema carioca na lente da história será lançado no Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da RioFilme, realizará nesta quinta-feira (03/12), às 13 h, o lançamento do livro RioFilme: O cinema carioca na lente da história, na Biblioteca Parque

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da RioFilme, realizará nesta quinta-feira (03/12), às 13 h, o lançamento do livro RioFilme: O cinema carioca na lente da história, na Biblioteca Parque, com as presenças da Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, representando Roseli Duarte, Secretária Municipal de Cultura, sua assessora executiva Silmara Leandro, do Presidente da RioFilme, Cesar Miranda Ribeiro, assim como dos entrevistados que contribuíram com depoimentos marcantes para a realização da obra.

O livro é fruto de um projeto cultural e educacional produzido durante a pandemia, quando os treze episódios retratando a história dos cinemas cariocas de rua do século XX foram disponibilizados no site da RioFilme, resgatando a memória histórica e afetiva dos primeiros palácios cinematográficos.

O Diretor da Cinemateca do MAM, Hernani Heffner, escreveu no prefácio: “A iniciativa da RioFilme merece o reconhecimento da comunidade e revela o quanto uma distribuidora de cinema socialmente empenhada entende suas atribuições para além da simples comercialização de filmes. A participação na vida social, identificando os anseios, escutando os protestos e as reivindicações e atendendo demandas, é papel de uma instituição pública sensível e empenhada”.

Doação do Programa do Cinematógrafo Rio Branco, relíquia de 1909

Durante o lançamento do livro, a RioFilme fará a doação de uma relíquia de 1909, o Programa do Cinematógrafo Rio Branco, para o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. A importância histórica da peça é caracterizada pela programação dos filmes falantes, grandes sucessos na época, além do registro do primeiro filme de ficção brasileiro, “Seu Anastácio chegou de Viagem”.

O presidente da RioFilme, Cesar Miranda Ribeiro, explica que “desde os primeiros passos da minha gestão, esteve presente em minha mente o resgate do início dos movimentos cinéfilos cariocas. Afinal, jogar luz sobre eles é garantir o exercício de fomento ao cinema carioca e fortalecer a sua influência em âmbito nacional”.

O livro RioFilme: O cinema carioca na lente da história é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da RioFilme